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dc.creatorCamacho, Clara Angelica Contreras-
dc.date.accessioned2019-03-08T17:42:38Z-
dc.date.available2019-03-08T17:42:38Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationCAMACHO, Clara Angélica Contreras. A direção teatral na América Latina: narrativas da formação na Universidade pública. 2019. 233 f. Tese (Doutorado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24492-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to describe with a critical eye: the scope, limitations and challenges faced by academic training in theatre directing in public universities in Latin America, parting from the formative experiences of seven Latin American directors that were trained in the same courses where they teach today. In the search for the identification of the scope, limitations and challenges of training in theatre directing, this thesis reflects on public university in the 21st century in Latin America and the new conceptualizations about the curriculum. It is emphasized that this research is based on the narrative methodology which has experience as its central axis, as an event that transforms. Part of the results of this research shows that training courses in theatre directing have to face the crisis of the public university, which generates a complex panorama, where the courses must defend their fundamentally practical training curricula, and their spaces for creation. Thus, the great challenge of theatre training in directing, is precisely to create mechanisms of dialogical relationship, defending their formative particularities.pt_BR
dc.description.abstractResumen Esta investigación tiene como objetivo principal describir con mirada crítica los alcances, limitaciones y desafíos en la formación académica en dirección teatral en América Latina en el escenario de la universidad pública, a partir de siete experiencias formativas de directores latinoamericanos que se formaron en los mismos cursos donde hoy en día son docentes de dirección. En la búsqueda por la identificación de los alcances, limitaciones y desafíos de la formación en direcciónn teatral, se reflexiona sobre la universidad pública en el siglo XXI en la América Latina y las nuevas conceptualizaciones sobre el currículo. Se destaca que esta investigación se encuentra apoyada en la metología narrativa que tiene como eje central la experiencia, como acontecimiento que transforma. Parte de los resultados de esta investigación evidencia que los cursos de formación en dirección teatral tienen que afrontar la crisis de la universidad pública, lo que genera un panorama complejo, donde los cursos deben defender sus currículos de formación fundamentalmente práctica y sus espacios de creación. Así, el gran desafío de la formación en dirección teatral es precisamente crear mecanismos de relación dialógica defendiendo sus particularidades formativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOEA - Organização das Nações Americanaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtes cênicas estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeatro produção e direçãopt_BR
dc.subjectTeatro formação e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectDireção teatralpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectTheatre directingpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectAcademic trainingpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.titleA direção teatral na América Latina: narrativas de formação na universidade públicapt_BR
dc.title.alternativeLa dirección teatral en América Latina: narrativas de formación en la universidad públicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.referee2Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee3Fonseca, Michelle Nascimento Cabral-
dc.contributor.referee4Molina, Alexandre José-
dc.contributor.referee5Santos, Gláucio Machado-
dc.creator.Latteshttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5710984928062058pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo principal descrever, com olhar crítico, as conquistas, limitações e desafios da formação acadêmica em direção teatral no cenário da universidade pública, na América Latina, a partir de sete narrativas das experiências formativas de diretores latinoamericanos que se formaram nos mesmos cursos onde hoje são docentes de direção. Na procura pela identificação das conquistas, limitações e desafios de formação em direção teatral, se reflete sobre a universidade publica na América Latina, no século XXI, e as novas conceitualizações do currículo. Se destaca que esta pequisa se apoia na metodologia da pesquisa narrativa, que tem como eixo central a experiência, como acontecimento que transforma. Parte dos resultados desta pesquisa revela que os cursos de formação em direção teatral tem que afrontar a crise da universidade pública, o que gera um panorama complexo onde os cursos devem defender seus currículos de formação fundamentalmente prática e seus espaços de criação. Assim o grande desafio da formação em direção teatral é precisamente criar mecanismos de relação dialógica defendendo suas particularidades formativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration233pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.613pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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