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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A Influência do Banco Mundial nas políticas educacionais do governo FHC
Autor: Mariano, Laís de Almeida Silveira
Primer orientador: Cardozo, Sandra Aparecida
Primer miembro de la banca: Ramanzini Junior, Haroldo
Segundo miembro de la banca: Almeida Filho, Niemeyer
Resumen: Perceber que o campo educacional também pode fazer parte da projeção internacional e política externa é compreender a dimensão que as relações internacionais podem ter. O artigo procura resgatar conceitos sobre o institucionalismo e apresentar o conceito de multilateralismo educacional dentro da discussão abordada. O Banco Mundial é colocado como agência fundamental para entender as políticas educacionais instaladas no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Tem-se que a estrutura internacional pautada no neoliberalismo conseguiu ser reforçada através das recomendações direcionadas ao campo educacional que foram elaboradas pelo Banco Mundial. Dentro de um campo de abordagem doméstico, é levantada uma discussão acerca do valor real das políticas educacionais de FHC e também se reforça a maneira com que isso contribuiu para a manutenção da ordem mundial vigente.
Palabras clave: Institucionalismo
Multilateralismo educacional
Banco Mundial
FHC
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MARIANO, Laís de Almeida Silveira. A Influência do Banco Mundial nas políticas educacionais do governo FHC. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24414
Fecha de defensa: 20-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

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