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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24414
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Mariano, Laís de Almeida Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T16:48:55Z | - |
dc.date.available | 2019-02-21T16:48:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.identifier.citation | MARIANO, Laís de Almeida Silveira. A Influência do Banco Mundial nas políticas educacionais do governo FHC. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24414 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Institucionalismo | pt_BR |
dc.subject | Multilateralismo educacional | pt_BR |
dc.subject | Banco Mundial | pt_BR |
dc.subject | FHC | pt_BR |
dc.title | A Influência do Banco Mundial nas políticas educacionais do governo FHC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardozo, Sandra Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1955778668764111 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramanzini Junior, Haroldo | - |
dc.contributor.referee2 | Almeida Filho, Niemeyer | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6011690777612476 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Perceber que o campo educacional também pode fazer parte da projeção internacional e política externa é compreender a dimensão que as relações internacionais podem ter. O artigo procura resgatar conceitos sobre o institucionalismo e apresentar o conceito de multilateralismo educacional dentro da discussão abordada. O Banco Mundial é colocado como agência fundamental para entender as políticas educacionais instaladas no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Tem-se que a estrutura internacional pautada no neoliberalismo conseguiu ser reforçada através das recomendações direcionadas ao campo educacional que foram elaboradas pelo Banco Mundial. Dentro de um campo de abordagem doméstico, é levantada uma discussão acerca do valor real das políticas educacionais de FHC e também se reforça a maneira com que isso contribuiu para a manutenção da ordem mundial vigente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Relações Internacionais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 26 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais |
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InfluênciaBancoMundial.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
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