Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24409
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2472-2035
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Efeito de diferentes tipos de alongamentos da musculatura de isquiotibiais na força isométrica.
Título (s) alternativo (s): Effect of different types of stretches musculature of hamstrings in isometric force.
Autor: Araújo, Samara Guimarães
Aguiar, Kamilla Oliveira
Primer orientador: Kishi, Marcos Seizo
Primer coorientador: Felicio, Lilian Ramiro
Primer miembro de la banca: Dias Nunes, João Elias
Resumen: Introdução O alongamento consiste em várias técnicas utilizadas para o ganho de flexibilidade e amplitude de movimento (ADM) , que influenciam a propriedade viscoelástica do músculo, diminuindo a tensão muscular. O alongamento garante a mobilidade de tecidos moles, previne lesões por estiramento e deformidades devido ao encurtamento da musculatura.Objetivo Avaliar a influência de diferentes tipos de alongamento muscular na força isométrica de músculos isquiotibiais. Método Foram avaliados 90 voluntários com idade entre 18 e 30 anos, divididos aleatoriamente 30/grupo, sendo 1) grupo alongamento estático; 2) grupo alongamento Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) e 3) grupo controle. Sem queixas álgicas em membro inferior e com encurtamento da musculatura de IT. A força muscular isométrica da musculatura de isquiotibiais foi mensurada em 3 repetições utilizando o dinamômetro Após 05 minutos da avaliação da força muscular, foi realizado o alongamento, em seguida foi reavaliado a força imediatamente, 15 e 30 minutos após.Para análise da normalidade dos dados foi realizado teste de Shapiro-Wilk, sendo aceita a normalidade. Para a comparação entre grupos e avaliações, foi aplicado o teste ANOVA two way e pos hoc teste de Tukey. Para todos os testes foi utilizado o programa BioEstat versão 5.3. e o nível de significância adotado foi de p ≤0,05. Resultados O alongamento PNF foi o único a apresentar uma redução de força superior a 10% imediatamente após o alongamento. Tanto o grupo estático, quanto o controle apresentaram redução de força inferior a 10% imediatamente após o alongamento. Conclusão De acordo com o exposto, o alongamento PNF produziu redução da força pós alongamento, já a técnica estática, apesar da redução da força, esta não foi clinicamente relevante. Quanto ao ganho de ADM, ambas técnicas se mostraram efetivas.
Palabras clave: Alongamento
Isquiotibiais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAÚJO, Samara Guimarães , AGUIAR, Kamilla Oliveira. Efeito de diferentes tipos de alongamentos da musculatura de isquiotibiais na força isométrica. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24409
Fecha de defensa: 23-nov-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EfeitoDiferentesTipos.pdf1.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.