Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24380
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDantas, Lucimar Américo-
dc.date.accessioned2019-02-20T14:11:10Z-
dc.date.available2019-02-20T14:11:10Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.identifier.citationDANTAS, Lucimar Américo. Poetry slam: uma experiência com a linguagem poética e seus vínculos com a cultura e a vida. 2019. 271 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.610.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24380-
dc.description.abstractThe subject of study of this research was the literary genre ‘poetry’ with a focus on Ensino Fundamental II (the four last years of elementary school), considering that among the literary genres, this one is the most marginalized in primary education. In general, the literary reading is shortly valued in the formation process of the proficient reader in Brazilian schools. We also contemplate on this research the Poetry Slam (‘battles’ of spoken poetry) as part of the intervention proposal that was applied on a 9th grade classroom from Ensino Fundamental II in order to contribute with promoting literature literacy with the poetry genre. The Poetry Slam is considered a form of marginal literature that, according to some researchers on the subject “periphery”, needs to be legitimized. The methodology used in this study was the research-action on which the participation of people involved (researcher and students) on the problems investigated is of paramount importance. The marginalization of poetry on the classroom was investigated on this study as an attempt to outline probable causes for the lack of interest of the student in this literary genre, as well as possible practices of literary literacy that could contribute with the literary literacy with the genre, always seeking to relate it to the students culture and lives. On the whole, the poetry contributes with the integral formation of the student: his personality, his intellectual and affective development, his comprehension of reality and of himself.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectPoetry slampt_BR
dc.subjectCampeonatos de poesia faladapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectEstudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titlePoetry slam: uma experiência com a linguagem poética e seus vínculos com a cultura e a vidapt_BR
dc.title.alternativeExperiência com a linguagem poética e seus vínculos com a cultura e a vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Biella, João Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293852928162135pt_BR
dc.contributor.referee1Gama-Khalil, Marisa Martins-
dc.contributor.referee2Bento, Sérgio Guilherme Cabral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0804572334973094pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objeto de estudo desta pesquisa foi o gênero literário poema com foco no Ensino Fundamental II, uma vez que, dentre os gêneros literários, esse é o mais marginalizado na educação básica. De um modo geral a leitura literária é pouco valorizada no processo de formação do leitor proficiente nas escolas brasileiras. Contemplamos, também, nesta pesquisa o Poetry Slam (as batalhas de poesia falada) como parte da proposta de intervenção que foi aplicada numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II a fim de contribuir para com a promoção do letramento literário com o gênero poema. O Poetry Slam é considerado uma espécie de literatura marginal que, segundo alguns estudiosos do tema “periferia”, precisa ser legitimado. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa-ação na qual a participação das pessoas envolvidas (pesquisador e alunos) nos problemas investigados é de suma importância. A marginalização do poema em sala de aula foi investigada neste estudo tentando delinear prováveis causas para o desinteresse do aluno por esse gênero literário e possíveis práticas de leitura literária que pudessem contribuir para com o letramento literário com esse gênero, procurando, sempre, relacioná-lo com a cultura e a vida dos alunos. De um modo geral, a poesia contribui para a formação integral do aluno: sua personalidade, seu crescimento intelectual e afetivo, sua compreensão da realidade e de si mesmo. Esta pesquisa contemplou a concepção de um letramento literário fundamentado num paradigma complexo que visa principalmente o leitor real, mas sem desconsiderar o leitor idealpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration271pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.610pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PoetrySlamExperiencia.pdfDissertação de mestrado15.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.