Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24353
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Experiências Artísticas na Infância: Marcas no Caminho Entre a Família e a Escola |
Título (s) alternativo (s): | Artistic Experiences at Infancia Marks on the Way Between Family and school |
Autor: | Elizete, Tech |
Primer orientador: | Caon, Paulina Maria |
Primer miembro de la banca: | Coutinho, Rejane Galvão |
Segundo miembro de la banca: | Santos, Rosimeire Gonçalves dos |
Resumen: | O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública de Educação infantil, em experiências artísticas cotidianas, envolvendo crianças de cinco anos, bem como observando as relações que os pais estabelecem com o componente curricular Arte. A proposta de envolver as famílias foi investigar como os pais compartilham com seus filhos suas concepções culturais e artísticas, pois foi durante a minha infância que tive experiências na família e na escola que contribuíram para minha constituição enquanto ser humano e para a formação profissional. A metodologia utilizada para essa pesquisa tem abordagem qualitativa, considerando minhas próprias histórias de vida e as dos pais envolvidos no processo, cujas narrativas foram direcionadas para o contexto familiar e escolar. Parti ainda de estudos teóricos pertinentes aos temas da infância, arte e experiência abordados no trabalho. Os procedimentos metodológicos escolhidos foram a observação das crianças e suas famílias no contexto escolar, realização de grupo focal com os pais, registro em caderno de campo, gravações em áudio, fotos e vídeos. O trabalho traz, no primeiro capítulo, a narrativa da minha trajetória de vida, com as experiências mais significativas que tive em relação às Artes e também como professora. No segundo capítulo faço o registro e análise do encontro com os pais das crianças em grupo focal, seguido pelo relato das oficinas e as considerações sobre cada fase da pesquisa. O processo possibilitou conhecer e compreender melhor o contexto familiar das crianças envolvidas, bem como permitiu uma reflexão sobre minha prática pedagógica, principalmente na forma de interação com pais, no que se refere às experiências que as crianças têm nas aulas de artes e como compartilham com seus filhos seus saberes. Uma das conclusões do estudo é a relevância desse processo de compartilhamento cultural que ocorre entre a família e a criança, que se torna mais uma possibilidade que a escola tem, na figura dos professores de Arte, para propor a iniciação artística da criança de primeira infância. |
Abstract: | The present work was developed in a public school of Children 's Education, in daily artistic experiences, with the use of children of five years and the relationships that par-ents establish with the curricular component Art. The proposal to involve the children was to investigate how they shared their practical and artistic classes, because it was during my childhood that I had experiences in the family and in the school that contrib-uted to my existence as a human being and to a professional formation. The methodolo-gy used to investigate qualitative issues, considering life histories and schooling is not yet included, and studies on subjects related to childhood, art and experience. The methodological criteria were chosen for the observation of children and their children in the school context, a focal group with parents, record in field book, audio recordings, photos and videos. The work brings a narrative of my life career and the most important experiences that children and young people in the focus group, the workshop reports and the considerations of each phase of life. Search. The process made it possible to better understand and understand the family context of the children involved, so there was a critical nature about my pedagogical practice, especially in the interaction with the children. Their children their knowledge. This process of cultural sharing that takes place between the child and the child becomes one more possibility that the school, in the figure of the teachers of Art, has to continue an artistic initiation of the child of infancy. |
Palabras clave: | Experiência Compartilhamento Artes Educação Infantil - Relações com a família Infância Compartilhamento cultural Trajetórias fa-miliares Infância Experiência Arte Art Childhood Family trajectories Cultural sharing Experience |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Cita: | TECH, Elizete. Experiências artísticas na infância: marcas no caminho entre a família e a escola. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1329 |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1329 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24353 |
Fecha de defensa: | 10-ago-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExperiênciasArtísticasInfância | 8.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.