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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Políticas educacionais para funcionários de museus de arte: diagnóstico e proposta a partir do Museu Universitário de Arte da UFU
Autor(es): Dutra, Daniela Dias
Primeiro orientador: Andrade, Marco Antonio Pasqualini de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Daniela Franco
Segundo membro da banca: Boaventura, Maria Carolina Rodrigues
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão acerca do papel social dos museus e seu caráter educativo, analisando seus posicionamentos e ações que auxiliam no cumprimento de sua missão social, fundamentado por discussões à respeito de suas potencialidades (enquanto instrumento cultural à favor do sujeito, das suas problemáticas em relação aos estigmas que acompanham as instituições culturais), podendo dificultar sua relação com os públicos e, sobre a importância de políticas culturais ancoradas ao conceito de democracia cultural. Verifica-se a relevância de políticas educacionais direcionadas aos funcionários de museus, revelando sua importância no papel social das instituições. Tendo em vista o Museu Universitário de Arte, foi analisado em que estância esta instituição está comprometida com o desenvolvimento pessoal de seus funcionários terceirizados e qual a relação deles com a instituição. Para a realização destas analises foi aplicado um questionário para esses funcionários, onde pudemos observar especificidades dos mesmos para a elaboração de uma política educacional direcionada à esse grupo específico.
Abstract: This work proposes a reflection on the social role of museums and their educational character, analyzing their positions and actions that help in the fulfillment of their social mission, based on discussions about their potentialities (as a cultural instrument in favor of the subject, the problematics in relation to the stigmas that accompany those cultural institutions), which may hinder its relation with the public and, on the importance of cultural policies anchored to the concept of cultural democracy. The relevance of educational policies directed to museum employees is revealed, revealing their importance in the social role of institutions. In view of the Museu Universitário de Arte, it was analyzed in what level this institution is committed to the personal development of its employees and what their relationship with the institution. To carry out these analyzes, a questionnaire was applied to these employees, where we could observe their specificities for the elaboration of an educational policy directed to this specific group.
Palavras-chave: Papel social dos museus
Social role of museums
Funcionários de museus
Museum employees
Políticas educacionais
Educational policies
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DUTRA, Daniela Dias. Políticas educacionais para funcionários de museus de arte: diagnóstico e proposta a partir do Museu Universitário de Arte da UFU. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24222
Data de defesa: 19-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

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