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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24222
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Políticas educacionais para funcionários de museus de arte: diagnóstico e proposta a partir do Museu Universitário de Arte da UFU |
Autor(es): | Dutra, Daniela Dias |
Primeiro orientador: | Andrade, Marco Antonio Pasqualini de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Daniela Franco |
Segundo membro da banca: | Boaventura, Maria Carolina Rodrigues |
Resumo: | Este trabalho propõe uma reflexão acerca do papel social dos museus e seu caráter educativo, analisando seus posicionamentos e ações que auxiliam no cumprimento de sua missão social, fundamentado por discussões à respeito de suas potencialidades (enquanto instrumento cultural à favor do sujeito, das suas problemáticas em relação aos estigmas que acompanham as instituições culturais), podendo dificultar sua relação com os públicos e, sobre a importância de políticas culturais ancoradas ao conceito de democracia cultural. Verifica-se a relevância de políticas educacionais direcionadas aos funcionários de museus, revelando sua importância no papel social das instituições. Tendo em vista o Museu Universitário de Arte, foi analisado em que estância esta instituição está comprometida com o desenvolvimento pessoal de seus funcionários terceirizados e qual a relação deles com a instituição. Para a realização destas analises foi aplicado um questionário para esses funcionários, onde pudemos observar especificidades dos mesmos para a elaboração de uma política educacional direcionada à esse grupo específico. |
Abstract: | This work proposes a reflection on the social role of museums and their educational character, analyzing their positions and actions that help in the fulfillment of their social mission, based on discussions about their potentialities (as a cultural instrument in favor of the subject, the problematics in relation to the stigmas that accompany those cultural institutions), which may hinder its relation with the public and, on the importance of cultural policies anchored to the concept of cultural democracy. The relevance of educational policies directed to museum employees is revealed, revealing their importance in the social role of institutions. In view of the Museu Universitário de Arte, it was analyzed in what level this institution is committed to the personal development of its employees and what their relationship with the institution. To carry out these analyzes, a questionnaire was applied to these employees, where we could observe their specificities for the elaboration of an educational policy directed to this specific group. |
Palavras-chave: | Papel social dos museus Social role of museums Funcionários de museus Museum employees Políticas educacionais Educational policies |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | DUTRA, Daniela Dias. Políticas educacionais para funcionários de museus de arte: diagnóstico e proposta a partir do Museu Universitário de Arte da UFU. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24222 |
Data de defesa: | 19-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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