Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24210
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Distorção de conceitos: o tratamento da vítima como culpada: análise sobre vitimização secundária e criminalização da vítima mulher nos crimes de violência de gênero
Autor(es): Paula, Bárbara Emiliano de
Primeiro orientador: Oliveira, Neiva Flávia de
Resumo: O presente trabalho trata da problemática vivenciada pelas mulheres vítimas dos crimes de violência de gênero durante a persecução penal. O objetivo central do trabalho foi compreender o aspecto do problema e sua análise ocorreu com fundamento nas conceituações trazidas pela doutrina. A partir do conhecimento coletado, traçamos uma pesquisa dedutiva para chegar às conclusões apresentadas. Por fim, observamos que a preocupação com a violência de gênero é de indubitável importância para um Estado Democrático de Direito, especialmente quando sua cessação se apoia e necessita da utilização do sistema repressivo. Apreensão que se reforça quando é verificado que as mulheres podem ser triplamente atingidas: pelo crime, pela violência causada pelas instâncias formais de controle social, que por vezes atuam de forma lesiva ou inadequada no decorrer do procedimento de persecução penal e pelo estigma dentro do meio social. Abordado o contexto social das vítimas mulheres, o machismo institucionalizado, as especificidades que perpassam a apuração e o julgamento dos crimes de gênero e questões inerentes a Criminologia e Vitimologia, podemos analisar que o que ocorre dentro das instâncias formais de controle perpassa a “vitimização secundária”, causando uma própria distorção de conceitos ao deslocar a figura da vítima enquadrando-a no lugar do réu, trazendo-a como aquela que ocasionou a prática do crime e gerando problemas de ordem prática no funcionamento da justiça brasileira.
Palavras-chave: Criminologia
Vitimologia
Vitimização
Níveis de vitimização
Vitimização secundária
Violência de gênero
Criminology
Victimology
Victimization
Levels of victimization
Secondary victimization
Gender violence
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PAULA, Bárbara Emiliano de. Distorção de conceitos: o tratamento da vítima como culpada: análise sobre vitimização secundária e criminalização da vítima mulher nos crimes de violência de gênero. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24210
Data de defesa: 17-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DistorcaoConceitosTratamento.pdf910.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.