Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24195
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Malaquias, Flaviane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-05T16:50:22Z | - |
dc.date.available | 2019-02-05T16:50:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-08 | - |
dc.identifier.citation | MALAQUIAS, Flaviane dos Santos. Intercâmbio cultural: uma proposta de desenvolvimento da competência intercultural no ensino de artes visuais. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1435. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24195 | - |
dc.description.abstract | Understanding the concept of Intercultural Education as a model of an educational approach concerned with cultural diversity, I believe in a learning process in visual arts in an intercultural way. This research is a challenge for learning and teaching practice in the visual arts. It is has been done by looking at the cultural differences, through the exchange of experiences in art. Considering intercultural education, I question how to apply the assumptions of the artistic practices by using the Developmental Model of Intercultural Sensitivity (MDSI) artistic practices? This question can be answered by rethinking the teaching practice in the visual arts as a fertile ground for intercultural competences to be developed from the pupils' production, and the teacher as a mediator of the process. In this sense, it has been promoted an exchange of artistic kids productions on human rights among elementary school students. The participants were students of the same age group of schools from the United States, Canada, Slovenia, Colombia, Cameroon and Syria. They have acted as co-participants in the process of developing this competences in Art Education field. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Competência intercultural | pt_BR |
dc.subject | Intercultural competence | pt_BR |
dc.subject | Milton Bennett | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Human rights | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Art education | pt_BR |
dc.subject | Intercâmbio de desenhos | pt_BR |
dc.subject | Exchange of art works | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural | pt_BR |
dc.subject | Desenhos - Intercâmbio | pt_BR |
dc.subject | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | Intercâmbio cultural: uma proposta de desenvolvimento da competência intercultural no ensino de artes visuais | pt_BR |
dc.title.alternative | Cultural exchange: a proposal to develop intercultural sensitivity in the teaching of visual arts | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Roberta Maira de | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Narciso Larangeira Telles da | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Antônio Cláudio Moreira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreendendo o conceito de Educação Intercultural como um modelo de abordagem educacional que se preocupa com a diversidade cultural, acredito num tipo de aprendizado em arte que aconteça de forma intercultural. Essa pesquisa se torna um desafio para a busca de um aprendizado, e de uma prática docente em artes visuais, que se construa olhando para as diferenças, que se darão através da troca de experiências com o outro. Levando em consideração apontamentos sobre a educação intercultural, questiono então, como aplicar os pressupostos do modelo de desenvolvimento da “competência intercultural” (MDSI) através de práticas artísticas? Essa questão poderá ser respondida repensando a prática docente em artes visuais, como terreno fértil para que a competência intercultural se desenvolva a partir da produção dos alunos, da relação professor/aluno, e do professor como mediador do processo. Nesse sentido tornou-se viável e relevante a promoção de um intercâmbio entre produções artísticas sobre direitos humanos entre alunos do ensino fundamental II, e alunos da mesma faixa etária de escolas dos Estados Unidos, Canadá, Eslovênia, Colômbia, Camarões e Síria, que atuaram como co-particípes no processo de desenvolvimento dessa competência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 167 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1435 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23 | - |
dc.description.embargo | 2021-02-05 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IntercâmbioCulturalProposta.pdf | Dissertação | 6.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.