Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMalaquias, Flaviane dos Santos-
dc.date.accessioned2019-02-05T16:50:22Z-
dc.date.available2019-02-05T16:50:22Z-
dc.date.issued2018-08-08-
dc.identifier.citationMALAQUIAS, Flaviane dos Santos. Intercâmbio cultural: uma proposta de desenvolvimento da competência intercultural no ensino de artes visuais. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1435.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24195-
dc.description.abstractUnderstanding the concept of Intercultural Education as a model of an educational approach concerned with cultural diversity, I believe in a learning process in visual arts in an intercultural way. This research is a challenge for learning and teaching practice in the visual arts. It is has been done by looking at the cultural differences, through the exchange of experiences in art. Considering intercultural education, I question how to apply the assumptions of the artistic practices by using the Developmental Model of Intercultural Sensitivity (MDSI) artistic practices? This question can be answered by rethinking the teaching practice in the visual arts as a fertile ground for intercultural competences to be developed from the pupils' production, and the teacher as a mediator of the process. In this sense, it has been promoted an exchange of artistic kids productions on human rights among elementary school students. The participants were students of the same age group of schools from the United States, Canada, Slovenia, Colombia, Cameroon and Syria. They have acted as co-participants in the process of developing this competences in Art Education field.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência interculturalpt_BR
dc.subjectIntercultural competencept_BR
dc.subjectMilton Bennettpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subjectIntercâmbio de desenhospt_BR
dc.subjectExchange of art workspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectDesenhos - Intercâmbiopt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.titleIntercâmbio cultural: uma proposta de desenvolvimento da competência intercultural no ensino de artes visuaispt_BR
dc.title.alternativeCultural exchange: a proposal to develop intercultural sensitivity in the teaching of visual artspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.referee1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.referee2Costa, Antônio Cláudio Moreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoCompreendendo o conceito de Educação Intercultural como um modelo de abordagem educacional que se preocupa com a diversidade cultural, acredito num tipo de aprendizado em arte que aconteça de forma intercultural. Essa pesquisa se torna um desafio para a busca de um aprendizado, e de uma prática docente em artes visuais, que se construa olhando para as diferenças, que se darão através da troca de experiências com o outro. Levando em consideração apontamentos sobre a educação intercultural, questiono então, como aplicar os pressupostos do modelo de desenvolvimento da “competência intercultural” (MDSI) através de práticas artísticas? Essa questão poderá ser respondida repensando a prática docente em artes visuais, como terreno fértil para que a competência intercultural se desenvolva a partir da produção dos alunos, da relação professor/aluno, e do professor como mediador do processo. Nesse sentido tornou-se viável e relevante a promoção de um intercâmbio entre produções artísticas sobre direitos humanos entre alunos do ensino fundamental II, e alunos da mesma faixa etária de escolas dos Estados Unidos, Canadá, Eslovênia, Colômbia, Camarões e Síria, que atuaram como co-particípes no processo de desenvolvimento dessa competência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration167pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1435pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
dc.description.embargo2021-02-05-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IntercâmbioCulturalProposta.pdfDissertação6.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.