Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24153
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma Análise Comparativa entre Técnicas de Detecção de Comunidades com Aplicação para o Problema de Agrupamento de Objetos Invariantes
Author: Freitas, Lusmar Mendes
First Advisor: Carneiro, Murillo Guimarães
First member of the Committee: Santos, Fernanda Maria Cunha
Second member of the Committee: Araújo, Rafael Dias
Summary: O agrupamento de dados consiste na identificação de grupos de objetos de acordo com algum critério de similaridade. Normalmente, tal critério está associado apenas aos atributos físicos dos dados utilizando, por exemplo, medidas de distância ou centróides. Uma abordagem mais recente é o uso de redes complexas, também conhecido por Detecção de Comunidades, o qual permite examinar, além dos atributos físicos, a estrutura topológica dos dados. Neste trabalho, propõe-se o uso de algoritmos de Detecção de Comunidades para o problema não supervisionado de reconhecimento de padrões invariantes. Dado um conjunto de imagens de objetos em diferentes posições, ângulos e rotações, o problema consiste em detectar e agrupar imagens relacionadas a um mesmo objeto. Para a realização deste trabalho, foram aplicados três algoritmos de Detecção de Comunidades em bases de dados reais disponíveis na literatura. As bases de dados foram divididas em dois conjuntos, bases de dados no formato de grafo e bases de dados para o agrupamento de objetos invariantes. Experimentos apontam bons resultados por parte destes algoritmos de acordo com um conjunto de métricas de desempenho.
Keywords: Reconhecimento de Objetos Invariantes
Agrupamento
Detecção de Comunidades
Redes Complexas
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FREITAS, Lusmar Mendes. Uma Análise Comparativa entre Técnicas de Detecção de Comunidades com Aplicação para o Problema de Agrupamento de Objetos Invariantes. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24153
Date of defense: 19-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseComparativaTécnicas.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.