Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24142
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.
Autor(es): Guimarães, Franciele Aparecida Silva Oliveira
Primeiro orientador: Prado, Thiago Alberto dos Reis
Resumo: Os estereótipos surgiram como uma forma de simplificar a visão do mundo, sendo considerados como a primeira imagem que vem à mente quando o indivíduo se depara com determinadas situações. Ao longo dos anos, a imagem do profissional contábil tem sido estereotipada de forma negativa e alvo de diversos estudos. Este trabalho objetivou analisar essas percepções e se tais estereótipos levam os alunos de pré-vestibulares a optarem por outro curso. Para responder a tais indagações aplicou-se um questionário adaptado do foto-questionário de Azevedo (2010). Os resultados sugerem, de maneira geral, que os alunos possuem uma imagem positiva sobre o profissional contábil, porém, a maioria não escolheu o curso como opção para o vestibular por falta de indicação da família, não se identificar com o curso e desconhecerem o ofício do profissional contábil, demostrando assim que a imagem desse profissional não está diretamente relacionada às suas escolhas profissionais.
Abstract: Stereotypes have emerged as a way to simplify the world view, being considered as the first image that comes to mind when the individual is faced with certain situations. Over the years, the image of the accounting professional has been negatively stereotyped and the target of several studies. This study aimed to analyze these perceptions and whether such stereotypes lead pre-college students to opt for another course. To answer such questions, a questionnaire adapted from Azevedo's photo-questionnaire (2010) was applied. The results generally suggest that the students have a positive image about the accounting professional, however, the majority did not choose the course as an option for the entrance examination due to lack of indication of the family, not to identify with the course and to ignore the office of the accounting professional, thus demonstrating that the image of this professional is not directly related to his professional choices.
Palavras-chave: Estereótipos
Escolha profissional
Profissional contábil
Stereotypes
Choose professional
Accountant
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GUIMARÃES, Franciele Aparecida Silva Oliveira. Esteriótipos da carreira contábil: Uma análise sobrea percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba,2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24142
Data de defesa: 21-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstereótiposCarreiraContábil.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.