Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuimarães, Franciele Aparecida Silva Oliveira-
dc.date.accessioned2019-01-31T13:14:38Z-
dc.date.available2019-01-31T13:14:38Z-
dc.date.issued2018-12-21-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Franciele Aparecida Silva Oliveira. Esteriótipos da carreira contábil: Uma análise sobrea percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba,2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24142-
dc.description.abstractStereotypes have emerged as a way to simplify the world view, being considered as the first image that comes to mind when the individual is faced with certain situations. Over the years, the image of the accounting professional has been negatively stereotyped and the target of several studies. This study aimed to analyze these perceptions and whether such stereotypes lead pre-college students to opt for another course. To answer such questions, a questionnaire adapted from Azevedo's photo-questionnaire (2010) was applied. The results generally suggest that the students have a positive image about the accounting professional, however, the majority did not choose the course as an option for the entrance examination due to lack of indication of the family, not to identify with the course and to ignore the office of the accounting professional, thus demonstrating that the image of this professional is not directly related to his professional choices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectProfissional contábilpt_BR
dc.subjectStereotypespt_BR
dc.subjectChoose professionalpt_BR
dc.subjectAccountantpt_BR
dc.titleEstereótipos da carreira contábil: uma análise sobre a percepção de alunos de cursos pré-vestibulares sobre a profissão contábil.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Thiago Alberto dos Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441108Z5pt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=A07848B4FEEB212C8FAAD2733F423E1Ept_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs estereótipos surgiram como uma forma de simplificar a visão do mundo, sendo considerados como a primeira imagem que vem à mente quando o indivíduo se depara com determinadas situações. Ao longo dos anos, a imagem do profissional contábil tem sido estereotipada de forma negativa e alvo de diversos estudos. Este trabalho objetivou analisar essas percepções e se tais estereótipos levam os alunos de pré-vestibulares a optarem por outro curso. Para responder a tais indagações aplicou-se um questionário adaptado do foto-questionário de Azevedo (2010). Os resultados sugerem, de maneira geral, que os alunos possuem uma imagem positiva sobre o profissional contábil, porém, a maioria não escolheu o curso como opção para o vestibular por falta de indicação da família, não se identificar com o curso e desconhecerem o ofício do profissional contábil, demostrando assim que a imagem desse profissional não está diretamente relacionada às suas escolhas profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstereótiposCarreiraContábil.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.