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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Conteúdos étnicos-raciais e ensino de arte na rede municipal de Uberlândia
Alternate title (s): Ethnic-racial contents and art education in the Uberlândia municipal network
Author: Nascimento, Camila Ribeiro do
First Advisor: Leal, Mara Lúcia
First coorientator: Silva, Elsieni Coelho da
First member of the Committee: Melo, Roberta Maira de
Second member of the Committee: Sá, Raquel Mello Salimeno de
Summary: Esta dissertação, realizada na linha de pesquisa Processos de ensino, aprendizagem e criações em Artes, teve como objetivo investigar como as professoras de Artes Visuais, que atuam na educação básica da cidade de Uberlândia, têm elaborado práticas pedagógicas diante dos conteúdos étnico-raciais obrigatórios no ensino das artes, a partir da implementação da Lei 10.639/03. O foco central do estudo visa responder: Como as professoras de artes visuais têm trabalhado didaticamente os conteúdos étnico-raciais na educação básica? E também aos seguintes questionamentos: 1.1- Como as professoras de artes interpretam a Lei 10.639/03, as demandas sociais, educacionais e formativas no trabalho docente de conteúdos étnico-raciais na educação básica? E 1.2 – Como os professores de artes têm desenvolvido o trabalho docente na definição de temas, conteúdos, referenciais teóricos, artísticos e metodológicos do ensino de conteúdos étnico-raciais na educação básica? O percurso desta pesquisa compreendeu análise bibliográfica, documental e de campo por intermédio de uma abordagem qualitativa. A pesquisa de campo envolveu duas fases: a primeira por meio da aplicação de questionário presencial por meio de perguntas fechadas e abertas, e a segunda quando foram realizadas as entrevistas semiestruturadas, o que levou ao estudo de caso múltiplos. Os dados analisados permitiram pensar as práticas reflexivas que as professoras vêm construindo junto com os alunos, visando uma educação sem discriminação e preconceito no dia-a-dia da escola. Por outro lado, percebeu-se que é necessário ampliar as nossas compreensões sobre essa temática, pois ainda há fragilidades no desenvolvimento das práticas pedagógicas que ainda resultam em trabalhos com muitos estereótipos. Apesar de todos os esforços, como se observou na pesquisa bibliográfica, de modo geral, somos de uma geração em que na escola aprendíamos que o enfoque da história dos negros estava ligado somente à escravidão e que eles eram dominados pela elite branca, o que trouxe muitos prejuízos para a promoção da igualdade e da valorização da diversidade cultural. Sendo assim, concluiu-se que os professores enfrentam, no dia a dia da escola, o desafio de propor atividades que saiam do senso comum e que não sejam apenas trabalhos pontuais para comemorar o dia da Consciência Negra, e desse modo, se promova verdadeiramente uma educação para a inclusão efetiva das relações étnico-raciais no âmbito escolar.
Abstract: Realized in the guidelines of educational process, learning and creations in Arts, this essay aim to investigate how Visual Arts teacher's who works in the basic education of Uberlândia's city have been elaborating pedagogical practices related to the ethnic-racial field required in the art's teaching since the implementation of the Law 10.639/03. The main purpose of this study is to answer: How visual arts's teachers have been applying the ethnical and racial subjects in the basic education? Along with the following questions: 1.1- How do the arts's teachers interprets the Law 10.639 /03, as well as the social, the educational and the formative demands in the educational work of ethnic-racial contents in basic education? And 1.2 — How arts's teachers have developed the educational projet in the definition of themes, contents, theoretical, artistic and methodological references of the ethnic-racial's content teaching in basic education? The course of this research comprised bibliographical, documentary and field analysis through a qualitative approach. The field of research involved two phases: the first one through the application of a person-to-person interview through objectives questions, and the second, when the semi-structured interviews were conducted, which led to the multiple case study. The analyzed data allowed us to think about the reflexive practices that teachers and students have been building together, aiming at an education without discrimination and prejudice in the daily life at school. On the other hand, it was realized that it is necessary to broaden our understanding of this subject, as there are still weaknesses in the development of pedagogical practices that results in works with many stereotypes. Despite of all efforts, as we have seen in the bibliographical research, we are generally from a generation that learned that the focus of black history was linked only to slavery and that they were dominated by the white elite, which brought to the promotion of equality and the enhancement of cultural diversity. Therefore, it was concluded that teachers faces, in the daily life at school, the challenge of proposing activities that go out of common-sense and that do not emphasize only the célébration of the Black Consciousness, and in this way, it can promote a truly education for an effective inclusion of ethnic-racial relations in the school environment.
Keywords: Obrigatoriedade da Lei 10.639/03
Mandatory law 10.639/03
Professoras de artes visuais
Teachers of visual arts
Prática docente
Teaching practice
Arte
Prática de ensino
Relações raciais
Educação inclusiva
Professores de arte
Ensino reflexivo
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Quote: NASCIMENTO, Camila Ribeiro do. Conteúdos étnico-raciais e ensino de arte na rede municipal de Uberlândia. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1433.
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1433
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24116
Date of defense: 10-Aug-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

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