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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2021-01-10
Título: Crianças com diagnóstico de transtornos mentais: espaços de cuidado
Autor(es): Rosa, Daniele Cristina Vilela
Primeiro orientador: Pereira, Eliane Regina
Primeiro membro da banca: Pegoraro , Renata Fabiana
Segundo membro da banca: Gonçalves, Rafael Camilo
Terceiro membro da banca: Braga , Raissa de Brito
Resumo: Este estudo refere-se a uma revisão integrativa da literatura realizada a partir de uma pergunta norteadora: Quais os cuidados que as famílias recebem quando suas crianças são diagnosticadas com transtornos mentais?. A fim de responder a esse questionamento foram realizadas buscas nas plataformas de dados Adolec, Lilacs, Redalyc, BVS/Pepsic e Scielo, mediante aos seguintes critérios de inclusão: artigos de pesquisa qualitativa ou quantitativa ou de revisão de literatura, publicados em língua portuguesa entre os anos de 2007 e 2017. Foram selecionados doze artigos publicados entre 2007 e 2015, a análise desses possibilitou agrupar os resultados em dois tópicos, são eles: Enfrentamentos encontrados pelos cuidadores dessas crianças e Serviços que auxiliam esses cuidadores. Foram identificados como enfrentamentos: dificuldades em encontrar uma rede de apoio social, obstáculos no acesso aos serviços de saúde e diagnóstico preciso, bem como impactos à saúde emocional do cuidador. Dentre os auxílios foram identificados o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), como principal mecanismo, além dos serviços-escola de Psicologia, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o ambiente escolar. Verificou-se a importância de possibilitar a essas cuidadoras um espaço de escuta e acolhimento, seja este feito por um dos serviços capacitados para esse atendimento, ou através da construção de uma rede de apoio, que possa de fato ser um auxílio e cuidado aqueles que cuidam.
Abstract: This study refers to an integrative literature review based on a guiding question: What care do families receive when their children are diagnosed with mental disorders? In order to answer this questioning, we searched the data platforms Adolec, Lilacs, Redalyc, BVS / Pepsic and Scielo, using the following inclusion criteria: articles of qualitative or quantitative research or literature review, published in Portuguese among the years 2007 and 2017 were selected. Twelve articles published between 2007 and 2015 were analyzed, and the analysis of these results allowed grouping the results into two topics: Confrontations found by the caregivers of these children and Services that help these caregivers. Difficulties in finding a social support network, obstacles in access to health services and accurate diagnosis, as well as impacts to the caregiver's emotional health were identified as confrontations. Among the aids, the Psychosocial Attention Center (CAPS) was identified as the main mechanism, in addition to the psychology school services, the Family Health Strategy (ESF) and the school environment. It was verified the importance of enabling these caregivers a listening and welcoming space, be it done by one of the services qualified for this care, or through the construction of a support network, which may in fact be an aid and care those who they care.
Palavras-chave: Transtornos Mentais
Infância
Saúde Mental
Cuidadores
Mental Disorders
Childhood
Mental Health
Caregivers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROSA, Daniele Cristina Vilela. Crianças com diagnóstico de transtornos mentais: espaços de cuidado. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24109
Data de defesa: 10-Jan-2019
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