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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Entendendo expectativas e percepções sobre a qualidade dos serviços prestados por uma ESFL
Título(s) alternativo(s): Understanding expectations and perceptions about the quality of services provided by an ESFL
Autor(es): Nascimento, Natália Figueira do
Primeiro orientador: Maia, Leonardo Caixeta de Castro
Primeiro membro da banca: Sousa, Edileusa Godói de
Segundo membro da banca: Biazzin, Cristiane
Resumo: Este trabalho se dedica a compreender a relação que se estabelece entre fornecedor e cliente no contexto da aprendizagem profissional. O fornecedor é uma entidade formadora de jovens aprendizes, denominada Instituto Alfa, e o cliente, a empresa que contrata esses jovens aprendizes. O estudo parte do entendimento e estruturação dos processos que envolvem a prestação de serviços por parte da entidade, o que dá suporte para a adequação do questionário SERVQUAL, instrumento de pesquisa proposto por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), que avalia expectativas e percepções dos clientes acerca da qualidade da prestação de um serviço. O questionário foi enviado a 93 parceiros do Instituto Alfa na cidade de Uberlândia, sendo obtidas ao final de aproximadamente 40 dias, 22 respostas. A avaliação da qualidade esperada e percebida se fundamentou na avaliação de sete construtos: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança, empatia, aspectos pedagógicos e aspectos psicossociais. As dimensões que se apresentaram mais importantes na avaliação dos parceiros foram as de aspectos psicossociais e aspectos pedagógicos, sendo que esta última foi a que apresentou o maior gap (diferença entre expectativas e percepções).
Abstract: This paper is dedicated to understand the relationship between the supplier and the customer in the context of professional learning. The supplier is an entity that qualifies young learners, called Instituto Alfa, and the customer is the company that hire these young learners. The study is based on the understanding and structuring of the processes that involve the provision of services by the entity, which supports the adequacy of the SERVQUAL questionnaire, a research tool proposed by Parasuraman, Zeithaml and Berry (1985), that assesses expectations and perceptions from customers about the quality of the service delivered. The questionnaire was sent to 93 partners of Instituto Alfa in the city of Uberlândia, and after approximately 40 days, 22 responses were obtained. The evaluation of the expected and perceived quality was based on the evaluation of seven constructs: tangibility, reliability, responsiveness, safety, empathy, pedagogical aspects and psychosocial aspects. The dimensions that were most important in the evaluation of the partners were the psychosocial aspects and pedagogical aspects, and the latter was the one that presented the greatest gap (difference between expectations and perceptions).
Palavras-chave: Jovem aprendiz
Programa de aprendizagem
Lei da aprendizagem
Entidade formadora
Empresa parceira
Qualidade em serviços
Dimensão da qualidade
Expectativas
Percepções
Young learner
Learning program
Law of learning
Formative entity
Partner company
Quality in services
Dimension of quality
Expectations
Perceptions
Administração
Formação profissional
Empresas - Prestação de serviços
Empresas - Formação profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Referência: NASCIMENTO, Natália Figueira do. Entendendo expectativas e percepções sobre a qualidade dos serviços prestados por uma ESFL. 2018. 131 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.608
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.608
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24105
Data de defesa: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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