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dc.creatorNascimento, Natália Figueira do-
dc.date.accessioned2019-01-29T12:01:57Z-
dc.date.available2019-01-29T12:01:57Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Natália Figueira do. Entendendo expectativas e percepções sobre a qualidade dos serviços prestados por uma ESFL. 2018. 131 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.608pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24105-
dc.description.abstractThis paper is dedicated to understand the relationship between the supplier and the customer in the context of professional learning. The supplier is an entity that qualifies young learners, called Instituto Alfa, and the customer is the company that hire these young learners. The study is based on the understanding and structuring of the processes that involve the provision of services by the entity, which supports the adequacy of the SERVQUAL questionnaire, a research tool proposed by Parasuraman, Zeithaml and Berry (1985), that assesses expectations and perceptions from customers about the quality of the service delivered. The questionnaire was sent to 93 partners of Instituto Alfa in the city of Uberlândia, and after approximately 40 days, 22 responses were obtained. The evaluation of the expected and perceived quality was based on the evaluation of seven constructs: tangibility, reliability, responsiveness, safety, empathy, pedagogical aspects and psychosocial aspects. The dimensions that were most important in the evaluation of the partners were the psychosocial aspects and pedagogical aspects, and the latter was the one that presented the greatest gap (difference between expectations and perceptions).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJovem aprendizpt_BR
dc.subjectPrograma de aprendizagempt_BR
dc.subjectLei da aprendizagempt_BR
dc.subjectEntidade formadorapt_BR
dc.subjectEmpresa parceirapt_BR
dc.subjectQualidade em serviçospt_BR
dc.subjectDimensão da qualidadept_BR
dc.subjectExpectativaspt_BR
dc.subjectPercepçõespt_BR
dc.subjectYoung learnerpt_BR
dc.subjectLearning programpt_BR
dc.subjectLaw of learningpt_BR
dc.subjectFormative entitypt_BR
dc.subjectPartner companypt_BR
dc.subjectQuality in servicespt_BR
dc.subjectDimension of qualitypt_BR
dc.subjectExpectationspt_BR
dc.subjectPerceptionspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEmpresas - Prestação de serviçospt_BR
dc.subjectEmpresas - Formação profissionalpt_BR
dc.titleEntendendo expectativas e percepções sobre a qualidade dos serviços prestados por uma ESFLpt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding expectations and perceptions about the quality of services provided by an ESFLpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Leonardo Caixeta de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6283923655965544pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Edileusa Godói de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843739809628564pt_BR
dc.contributor.referee2Biazzin, Cristiane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470003851830192pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6597687535593905pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se dedica a compreender a relação que se estabelece entre fornecedor e cliente no contexto da aprendizagem profissional. O fornecedor é uma entidade formadora de jovens aprendizes, denominada Instituto Alfa, e o cliente, a empresa que contrata esses jovens aprendizes. O estudo parte do entendimento e estruturação dos processos que envolvem a prestação de serviços por parte da entidade, o que dá suporte para a adequação do questionário SERVQUAL, instrumento de pesquisa proposto por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), que avalia expectativas e percepções dos clientes acerca da qualidade da prestação de um serviço. O questionário foi enviado a 93 parceiros do Instituto Alfa na cidade de Uberlândia, sendo obtidas ao final de aproximadamente 40 dias, 22 respostas. A avaliação da qualidade esperada e percebida se fundamentou na avaliação de sete construtos: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança, empatia, aspectos pedagógicos e aspectos psicossociais. As dimensões que se apresentaram mais importantes na avaliação dos parceiros foram as de aspectos psicossociais e aspectos pedagógicos, sendo que esta última foi a que apresentou o maior gap (diferença entre expectativas e percepções).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration131pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.608pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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