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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24105
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Nascimento, Natália Figueira do | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-29T12:01:57Z | - |
dc.date.available | 2019-01-29T12:01:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Natália Figueira do. Entendendo expectativas e percepções sobre a qualidade dos serviços prestados por uma ESFL. 2018. 131 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.608 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24105 | - |
dc.description.abstract | This paper is dedicated to understand the relationship between the supplier and the customer in the context of professional learning. The supplier is an entity that qualifies young learners, called Instituto Alfa, and the customer is the company that hire these young learners. The study is based on the understanding and structuring of the processes that involve the provision of services by the entity, which supports the adequacy of the SERVQUAL questionnaire, a research tool proposed by Parasuraman, Zeithaml and Berry (1985), that assesses expectations and perceptions from customers about the quality of the service delivered. The questionnaire was sent to 93 partners of Instituto Alfa in the city of Uberlândia, and after approximately 40 days, 22 responses were obtained. The evaluation of the expected and perceived quality was based on the evaluation of seven constructs: tangibility, reliability, responsiveness, safety, empathy, pedagogical aspects and psychosocial aspects. The dimensions that were most important in the evaluation of the partners were the psychosocial aspects and pedagogical aspects, and the latter was the one that presented the greatest gap (difference between expectations and perceptions). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jovem aprendiz | pt_BR |
dc.subject | Programa de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Lei da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Entidade formadora | pt_BR |
dc.subject | Empresa parceira | pt_BR |
dc.subject | Qualidade em serviços | pt_BR |
dc.subject | Dimensão da qualidade | pt_BR |
dc.subject | Expectativas | pt_BR |
dc.subject | Percepções | pt_BR |
dc.subject | Young learner | pt_BR |
dc.subject | Learning program | pt_BR |
dc.subject | Law of learning | pt_BR |
dc.subject | Formative entity | pt_BR |
dc.subject | Partner company | pt_BR |
dc.subject | Quality in services | pt_BR |
dc.subject | Dimension of quality | pt_BR |
dc.subject | Expectations | pt_BR |
dc.subject | Perceptions | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Empresas - Prestação de serviços | pt_BR |
dc.subject | Empresas - Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Entendendo expectativas e percepções sobre a qualidade dos serviços prestados por uma ESFL | pt_BR |
dc.title.alternative | Understanding expectations and perceptions about the quality of services provided by an ESFL | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Maia, Leonardo Caixeta de Castro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6283923655965544 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Edileusa Godói de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6843739809628564 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Biazzin, Cristiane | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5470003851830192 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6597687535593905 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se dedica a compreender a relação que se estabelece entre fornecedor e cliente no contexto da aprendizagem profissional. O fornecedor é uma entidade formadora de jovens aprendizes, denominada Instituto Alfa, e o cliente, a empresa que contrata esses jovens aprendizes. O estudo parte do entendimento e estruturação dos processos que envolvem a prestação de serviços por parte da entidade, o que dá suporte para a adequação do questionário SERVQUAL, instrumento de pesquisa proposto por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985), que avalia expectativas e percepções dos clientes acerca da qualidade da prestação de um serviço. O questionário foi enviado a 93 parceiros do Instituto Alfa na cidade de Uberlândia, sendo obtidas ao final de aproximadamente 40 dias, 22 respostas. A avaliação da qualidade esperada e percebida se fundamentou na avaliação de sete construtos: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança, empatia, aspectos pedagógicos e aspectos psicossociais. As dimensões que se apresentaram mais importantes na avaliação dos parceiros foram as de aspectos psicossociais e aspectos pedagógicos, sendo que esta última foi a que apresentou o maior gap (diferença entre expectativas e percepções). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 131 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.608 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional) |
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