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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Ensino Profissional na Primeira República: representações manifestas na Revista do Ensino de Minas Geraes (1925 a 1930)
Alternate title (s): Vocational Education in the First Republic: manifest representations in the Magazine of Minas Geraes Teaching (1925-1930)
Author: Coelho, Monalisa Lopes dos Santos
First Advisor: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
First member of the Committee: Souza, Sauloéber Tarsio de
Second member of the Committee: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Summary: A temática estudada neste trabalho se insere na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação. O recorte histórico de interesse corresponde ao período de 1925 a 1930, na Primeira República, as fontes de pesquisa são as Revistas do Ensino de Minas Geraes, e o objeto de estudo trata das representações do ensino profissional nesta imprensa pedagógica. Os objetivos gerais deste trabalho são analisar qual a intencionalidade das Revistas do Ensino ao estampar em suas redações, artigos de opinião e discursos que tratavam sobre o ensino profissional, e averiguar as formas de doutrinação voltadas para o público docente. Os objetivos específicos são: Identificar o valor do trabalho nos textos da Revista; Examinar o significado de "Slöjd", suscitado na Revista; Identificar como estava estampado o ensino profissional masculino e o feminino nos enunciados deste periódico; Reconhecer se o ensino profissional sofreu alguma influência francesa, e se a Revista aborda sobre o ensino industrial; Verificar como o ensino profissional estava estruturado em Minas Gerais, a parir das redações da Revista, e qual importância lhe foi atribuída; Compreender porque os autores deste impresso defendiam o trabalho manual, em detrimento do trabalho intelectual. Para alcançar estes objetivos, efetuou-se a leitura historiográfica, e posterior análise documental dos 52 números da Revista publicados entre 1925 a 1930, e ao realizar a pesquisa bibliográfica sobre a temática adotou-se uma abordagem qualitativa. O procedimento teórico-metodológico envolveu a perspectiva histórico-dialética para se interpretar o objeto de estudo a partir dos processos históricos em âmbito estadual e nacional. As análises das enunciações selecionadas se organizaram a partir de cinco eixos ou categorias de análises. Para esta pesquisa, apesar de os textos desta imprensa defenderem o termo educação, acredita-se que não houve um processo educativo no sentido de educere, para a preparação de estudantes reflexivos, mas sim no sentido de educatio, mais preocupada com a instrução profissional a fim de conformá-los. Os resultados demonstraram que a intencionalidade das enunciações manifestas neste impresso pedagógico era o aconselhamento dos professores, ao tentar convencê-los que o ensino profissional era significativo para fortalecer a República recém-criada, sendo o mesmo, o primeiro fator de riqueza pública. Por meio dele, o trabalho civilizaria os alunos, e os tornaria patrióticos, mas de fato, moldava-os por meio da disciplina. Deste modo, nas páginas desta imprensa pedagógica, identificou-se que a instrução profissional pretendida, almejava a disciplinarização de mestres, estudantes e sociedade. Detectou-se um tom exortativo dirigido aos professores nas representações veiculadas que tratavam do ensino profissional. Observou-se que elas defendiam o valor trabalho, e da formação de trabalhadores, e que possivelmente a ótica deste impresso, era que o ensino profissional representava formar cidadãos republicanos, patriotas, que conservassem valores cívicos, ordeiros e disciplinados, porque toda esta disciplina exercida por meio do trabalho resultaria no progresso nacional, na Primeira República.
Abstract: The subject studied in this work is in the research line of History and Historiography of Education. The historical period of interest dates from 1925 to 1930, in the First Republic, the sources of research are magazines Revistas do Ensino de Minas Geraes that have been read for this study are of that time, and the object of study is the representations of the vocational education in this pedagogical press. The general objectives of this work are to analyze the intentionality of the Teaching Magazine when printing in their essays, opinion articles and discourses about vocational education, as well as to ascertain the forms of representations published in the Magazine that deal with this teaching directed to the teaching public The specific objectives are: To identify the value of the work in the texts of the Magazine; To examine the meaning of "Slödj", published in the Magazine; To identify out how either male or female vocational education was mentioned in the statements of this periodical; To identify whether vocational education had French influence, and whether the Magazine addresses on industrial education or not; To verify how vocational education was structured in Minas Gerais, according to the Magazine, and its importance; To understand why the authors of this work would defend the manual of work, to the detriment of intellectual work. In order to reach these objectives, historiographical reading and subsequent documentary analysis of the 52 issues of the Magazine published between 1925 and 1930 were carried out, and a qualitative approach was taken in the bibliographic research on the subject. The theoretical-methodological procedure involves the historical-dialectical perspective, to interpret the object of study from the historical processes in both the state and country. The analyses of the selected statements have been organized from five points or categories of analyses. For this research, despite the texts in this Magazine defend the term education, we must consider that there was actually no education process in the sense of educere, for a preparation of reflective students, but in a sense of educatio, more concerned with professional instruction, in order to conform them. The results showed that the intentionality of the manifest statements in this pedagogical form was the advice of teachers, trying to convince them that vocational education was significant to strengthen the newly created Republic, the same being the first factor of public wealth. Through it, work would civilize the students, and make them patriotic, but in fact, molded them through discipline. Thus, in the pages of this pedagogical press, it was identified that the intended professional instruction, aimed at the disciplinarization of masters, students and society. An exortative tone was detected directed to the teachers in the representations that dealt with the professional education. It was observed that they defended the value of labor and the training of workers, and that perhaps the view of this form was that vocational education represented the formation of republican, patriotic citizens who preserved civic, orderly and disciplined values, because all this discipline exercised through the work that would result in national progress in the First Republic.
Keywords: Ensino profissional
Disciplinarização
Progresso nacional
Vocational education
Disciplinarization
National progress
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: COELHO, Monalisa Lopes dos Santos.Ensino Profissional na Primeira República: representações manifestas na Revista do Ensino de Minas Geraes (1925 a 1930). 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24072
Date of defense: 3-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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