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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Conhecimentos, atitudes e práticas de professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Martinésia, associados às parasitoses intestinais (Uberlândia-MG)
Autor: Martins, Maria José Silva
Primer orientador: Marçal Junior, Oswaldo
Primer miembro de la banca: Mendes, Júlio
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Ana Maria Coelho
Resumen: As parasitoses intestinais representam um dos mais sérios problemas da saúde pública em todo mundo. O presente trabalho foi realizado no periodo de março a dezembro de 1998, envolvendo alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Martinésia (Uberlândia, MG), com o objetivo de avaliar aspectos do conhecimento e das práticas associados às parasitoses intestinais. Um questionário padronizado foi aplicado aos escolares do ensino fundamental ao ensino médio (entrevistas estruturadas), enquanto entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com o grupo de professores e funcionários. As respostas dessas entrevistas foram listadas e organizadas em categorias. De modo geral, todos os escolares investigados apresentaram conhecimentos básicos sobre as parasitoses intestinais. As crianças das séries iniciais possuiam infomações gerais menos consistentes, limitadas e pouco elaboradas, enquanto que os escolares dos outros grupos forneceram explicações bem mais elaboradas e completas, demonstrando maiores conhecimentos sobre as parasitoses intestinais. Cuidados higiênicos se sobressaíram como as medidas preventivas mais relevantes. A escola e a família foram apontadas como as principais fontes de informações. Os resultados demonstraram que tanto professores como funcionários apresentaram um amplo repertório de conhecimentos sobre as parasitoses intestinais, particularmente associados ao ciclo epidemiológico e às medidas preventivas; porem, essas informações foram incompletas e sem sistematização, com exceção daquelas fornecidas pelos professores de Ciências e de Biologia. A equipe escolar considerou importante a integração da educação com a saúde. Os professores reconheceram que problemas ambientais podem ser responsáveis pelo aparecimento de várias doenças, parasitárias ou não, revelando conhecimentos sobre a relação saúde/meio. Concluímos que os diferentes grupos pesquisados apresentam noções particulares sobre o tema abordado, mas todos possuem conhecimentos ao menos elementares sobre as parasitoses intestinais, sendo que as maiores deficiências são observadas nos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Por esse motivo, sugere- se uma revisão do currículo dessas séries, além do desenvolvimento de programas integrados de Educação em Saúde na localidade investigada.
Palabras clave: Conhecimentos
Atitudes
Práticas
Parasitas intestinais
Saúde escolar
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MARTINS, Maria José Silva. Conhecimentos, atitudes e práticas de professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Martinésia, associados às parasitoses intestinais (Uberlândia-MG). 1999. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23977
Fecha de defensa: 24-feb-1999
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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