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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMartins, Maria José Silva-
dc.date.accessioned2019-01-21T14:48:26Z-
dc.date.available2019-01-21T14:48:26Z-
dc.date.issued1999-02-24-
dc.identifier.citationMARTINS, Maria José Silva. Conhecimentos, atitudes e práticas de professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Martinésia, associados às parasitoses intestinais (Uberlândia-MG). 1999. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23977-
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectAtitudespt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectParasitas intestinaispt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.titleConhecimentos, atitudes e práticas de professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Martinésia, associados às parasitoses intestinais (Uberlândia-MG)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marçal Junior, Oswaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1411446715974110pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Júlio-
dc.contributor.referee2Carvalho, Ana Maria Coelho-
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs parasitoses intestinais representam um dos mais sérios problemas da saúde pública em todo mundo. O presente trabalho foi realizado no periodo de março a dezembro de 1998, envolvendo alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Martinésia (Uberlândia, MG), com o objetivo de avaliar aspectos do conhecimento e das práticas associados às parasitoses intestinais. Um questionário padronizado foi aplicado aos escolares do ensino fundamental ao ensino médio (entrevistas estruturadas), enquanto entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com o grupo de professores e funcionários. As respostas dessas entrevistas foram listadas e organizadas em categorias. De modo geral, todos os escolares investigados apresentaram conhecimentos básicos sobre as parasitoses intestinais. As crianças das séries iniciais possuiam infomações gerais menos consistentes, limitadas e pouco elaboradas, enquanto que os escolares dos outros grupos forneceram explicações bem mais elaboradas e completas, demonstrando maiores conhecimentos sobre as parasitoses intestinais. Cuidados higiênicos se sobressaíram como as medidas preventivas mais relevantes. A escola e a família foram apontadas como as principais fontes de informações. Os resultados demonstraram que tanto professores como funcionários apresentaram um amplo repertório de conhecimentos sobre as parasitoses intestinais, particularmente associados ao ciclo epidemiológico e às medidas preventivas; porem, essas informações foram incompletas e sem sistematização, com exceção daquelas fornecidas pelos professores de Ciências e de Biologia. A equipe escolar considerou importante a integração da educação com a saúde. Os professores reconheceram que problemas ambientais podem ser responsáveis pelo aparecimento de várias doenças, parasitárias ou não, revelando conhecimentos sobre a relação saúde/meio. Concluímos que os diferentes grupos pesquisados apresentam noções particulares sobre o tema abordado, mas todos possuem conhecimentos ao menos elementares sobre as parasitoses intestinais, sendo que as maiores deficiências são observadas nos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Por esse motivo, sugere- se uma revisão do currículo dessas séries, além do desenvolvimento de programas integrados de Educação em Saúde na localidade investigada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.orcid.putcode95210488-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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