Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23945
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O processo de ensino-aprendizagem em um curso de engenharia mecânica: Uma perspectiva docente. |
Autor: | Pacheco, Lucas Pereira |
Primer orientador: | Souza, Ana Marta de |
Primer miembro de la banca: | Assis, Elaine Gomes |
Segundo miembro de la banca: | Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de |
Resumen: | Atualmente, com a nova ordem mundial, são exigidas mais competências do profissional de Engenharia, num ambiente de trabalho mais complexo e imprevisível, com mais dinamismo e avanços tecnológicos. Apesar deste contexto, técnicas de ensino passivas, focadas no conteúdo, ainda são as mais empregadas para o ensino de Engenharia, o que gera uma incerteza acerca da capacidade do egresso em superar os desafios impostos. Objetivando facilitar a aprendizagem, as metodologias ativas de ensino trazem como proposta a mudança de postura do estudante, o qual passa a participar ativamente do próprio aprendizado. Este trabalho realiza um estudo sobre as metodologias de ensino mais empregadas em um curso de graduação em Engenharia Mecânica do interior do estado de Minas Gerais. Para coleta dos dados, foi providenciada uma pesquisa do tipo survey descritiva, utilizando o questionário on-line como instrumento de coleta de dados. Composto por questões abertas e fechadas, este foi respondido por 23 dos 28 professores da instituição (82,14%). A aula expositiva dialogada e a aula prática são as técnicas de ensino mais aplicadas pelos respondentes (23,16% e 16,84%, respectivamente). Ademais, 43,48% afirmaram estar satisfeitos com sua metodologia de ensino atual e 78,26% pretende mudar ou adaptar suas aulas. A partir da pesquisa, também se observou a importância da discussão e inserção de novas metodologias de ensino, tendo em vista a integração entre professores, estudantes e a Instituição, objetivando aprimorar a qualidade do ensino oferecido. Dessa maneira, através da renovação da ação educativa, tenciona-se a implantação de metodologias de ensino que favoreçam a formação de engenheiros capazes de enfrentar os desafios do mercado do século XXI. |
Abstract: | Nowadays, with the new world order, more skills are required for the engineers, in a more complex and unpredictable work environment, with more dynamism and technological advances. In spite of this context, passive teaching techniques, focused on content, are still the most used for Engineering teaching, which generates an uncertainty about the ability of the egresses to overcome the challenges imposed. The active teaching methodologies are a proposal to modify the education model and aim to facilitate learning, with the student's involvement in the construction of own knowledge. The present work proposes the study of the most used teaching methodologies in a graduation course of Mechanical Engineering in the countryside of the state of Minas Gerais. To obtain the data, a research-type survey was conducted through an online form. Composed of open and closed questions,this form was answered by 23 of the institution's 28 professors (82.14%). The dialogued expositive class and the practical class are the most applied teaching techniques by the respondents (23.16% and 16.84%, respectively). In addition, 43.48% said they are satisfied with their current teaching methodology and 78.26% intend to change or adapt their classes. From the research, it was also observed the importance of the discussion and implementation of new teaching methodologies, aiming to improve the integration among teachers, students and the Institution, in order to improve the quality of the education offered. Thus, through the renewal of educational action, the objective is to implement teaching methodologies that contribute to the training of engineers able to face the challenges of the 21st Century Market. |
Palabras clave: | Ensino em engenharia Engineering education Estratégias de ensino Teaching strategies Metodologias ativas Active teaching-learning methodologies |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PACHECO, Lucas Pereira. O processo de ensino-aprendizagem em um curso de Engenharia Mecânica: Uma perspectiva docente. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23945 |
Fecha de defensa: | 8-ago-2018 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Mecânica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProcessoEnsinioAprendizagem .pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.