Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23870
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Contribuição do sistema de custeio para a formação do preço de venda em empresas que participam de processo licitatório
Autor(es): Fernandes, Lorraine Alves
Primeiro orientador: Oliveira, Carlos Eduardo de
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar o método de custeio utilizado pelas empresas de serviços que participam de processos de licitação, e a contribuição deste método para a formação do preço de venda dos serviços. Esta pesquisa, classificada como bibliográfica e descritiva, realizou coleta dos dados por meio de questionário em 20 empresas participantes de processos licitatórios junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e que atuam do ramo de prestação de serviços de promoção de eventos, especificamente com a locação de estruturas e contratação de shows. Os principais resultados apontam que 90% dos respondentes não utilizam método de custeio na elaboração da proposta de preço, porém, para a gestão de custos, 7 das 20 empresas utilizam o método de “custeio variável”, e 10% marcaram a opção “outro”, especificando que utilizam o “preço de mercado”, o que mostra um ponto de preocupação, pois são poucas empresas da amostra que possuem o auxílio de uma ferramenta de gerenciamento de custos para ajudar no planejamento e controle de custos e despesas, e assim formular o preço de venda.
Abstract: The objective of this study was to identify the costing method used by service companies participating in bidding processes, and the contribution of this method to the formation of the sale price of the services. This research, classified as bibliographic and descriptive, collected the data through a questionnaire in 20 companies participating in bidding processes with the Government of the State of Minas Gerais and that act in the field of provision of event promotion services, specifically with the lease of structures and hiring of shows. The main results indicate that 90% of the respondents do not use costing method in the elaboration of the price proposal, however, for cost management, 7 of the 20 companies use the “variable cost” method, and 10% marked the option “other”, specifying that they use the “market price”, which shows a point of concern, since few companies in the sample are assisted by a cost management tool to assist in the planning and control of costs and expenses, and thus formulate the selling price.
Palavras-chave: Gestão de Custos
Sistemas de Custeio
Formação do Preço de Venda
Licitação Pública
Cost Management
Costing Systems
Formation of the Selling Price
Public Bidding
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERNANDES, Lorraine Alves. Contribuição do sistema de custeio para a formação do preço de venda em empresas que participam de processos licitatórios. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23870
Data de defesa: 19-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContribuiçãoSistemaCusteio.pdfTCC291.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.