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dc.creatorFernandes, Lorraine Alves-
dc.date.accessioned2019-01-15T18:00:24Z-
dc.date.available2019-01-15T18:00:24Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.identifier.citationFERNANDES, Lorraine Alves. Contribuição do sistema de custeio para a formação do preço de venda em empresas que participam de processos licitatórios. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23870-
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify the costing method used by service companies participating in bidding processes, and the contribution of this method to the formation of the sale price of the services. This research, classified as bibliographic and descriptive, collected the data through a questionnaire in 20 companies participating in bidding processes with the Government of the State of Minas Gerais and that act in the field of provision of event promotion services, specifically with the lease of structures and hiring of shows. The main results indicate that 90% of the respondents do not use costing method in the elaboration of the price proposal, however, for cost management, 7 of the 20 companies use the “variable cost” method, and 10% marked the option “other”, specifying that they use the “market price”, which shows a point of concern, since few companies in the sample are assisted by a cost management tool to assist in the planning and control of costs and expenses, and thus formulate the selling price.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de Custospt_BR
dc.subjectSistemas de Custeiopt_BR
dc.subjectFormação do Preço de Vendapt_BR
dc.subjectLicitação Públicapt_BR
dc.subjectCost Managementpt_BR
dc.subjectCosting Systemspt_BR
dc.subjectFormation of the Selling Pricept_BR
dc.subjectPublic Biddingpt_BR
dc.titleContribuição do sistema de custeio para a formação do preço de venda em empresas que participam de processo licitatóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Eduardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8934672564828570pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3126070381275975pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi identificar o método de custeio utilizado pelas empresas de serviços que participam de processos de licitação, e a contribuição deste método para a formação do preço de venda dos serviços. Esta pesquisa, classificada como bibliográfica e descritiva, realizou coleta dos dados por meio de questionário em 20 empresas participantes de processos licitatórios junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e que atuam do ramo de prestação de serviços de promoção de eventos, especificamente com a locação de estruturas e contratação de shows. Os principais resultados apontam que 90% dos respondentes não utilizam método de custeio na elaboração da proposta de preço, porém, para a gestão de custos, 7 das 20 empresas utilizam o método de “custeio variável”, e 10% marcaram a opção “outro”, especificando que utilizam o “preço de mercado”, o que mostra um ponto de preocupação, pois são poucas empresas da amostra que possuem o auxílio de uma ferramenta de gerenciamento de custos para ajudar no planejamento e controle de custos e despesas, e assim formular o preço de venda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration15pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

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