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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23827| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Estágio supervisionado não obrigatório no curso de ciências contábeis: Afinal, o que pensam os discentes sobre a contribuição das atividades para a formação acadêmica e profissional? |
| Autor(es): | Freitas, Fernando César Neves de |
| Primeiro orientador: | Silva, Marli Auxiliadora da |
| Primeiro membro da banca: | Soares, Mara Alves |
| Segundo membro da banca: | Vilela, Marcus Sergio Satto |
| Resumo: | A finalidade desta pesquisa foi investigar junto aos graduandos e bacharéis do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social da Universidade Federal de Uberlândia (FACES-UFU) que realizam ou realizaram estágio não obrigatório, a contribuição desta prática para sua formação acadêmica e profissional. A pesquisa foi realizada por meio do levantamento de dados documentais relativos aos estágios não obrigatórios realizados pelos discentes e aplicação de questionário direcionado aos graduandos e egressos que realizaram ou realizam estágio supervisionado não obrigatório. Foram analisados 60 (sessenta) Termos de Compromisso de Estágio e Planos de Atividade para mapeamento das atividades realizadas e relação destas com a área de formação do curso. Essas informações documentais foram comparadas com os dados coletados nos questionários quanto à ligação das atividades desempenhadas com a área de formação. Também foram discutidas as opiniões dos estagiários quanto à contribuição do estágio em relação aos aspectos experiência profissional, conhecimento teórico e formação acadêmica. A análise das fontes documentais revelou que o estágio proporcionou ‘a experiência profissional’ que não existia antes da realização dos estágios e outras competências como melhora na comunicação interpessoal, construção de relacionamentos, processos organizacionais, bagagem, visão de mercado. Também evidenciou a forte a ligação entre a teoria e prática gerando benefícios mútuos para os estagiários em suas atividades acadêmicas e profissionais. No entanto, quando da análise da informação coletada nos 25 (vinte e cinco) questionários devolvidos, notou-se um déficit no aprendizado quando exigido o conhecimento na prática, pois, na opinião dos estagiários e estagiárias o estágio não supervisionado, não contribui ou contribui muito pouco para a aquisição de conhecimentos e experiência na profissão contábil, o que é justificado porque os estágios, em sua maioria, não são realizados em organizações contábeis. |
| Palavras-chave: | Estágio supervisionado não obrigatório Formação acadêmica e profissional Ciências contábeis |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | FREITAS, Fernando César Neves de. Estágio supervisionado não obrigatório no curso de ciências contábeis: Afinal, o que pensam os discentes sobre a contribuição das atividades para a formação acadêmica e profissional?. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23827 |
| Data de defesa: | 21-Dez-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| EstagioSupervisionadoObrigatorio.pdf | 399.96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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