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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estágio supervisionado não obrigatório no curso de ciências contábeis: Afinal, o que pensam os discentes sobre a contribuição das atividades para a formação acadêmica e profissional?
Autor: Freitas, Fernando César Neves de
Primer orientador: Silva, Marli Auxiliadora da
Primer miembro de la banca: Soares, Mara Alves
Segundo miembro de la banca: Vilela, Marcus Sergio Satto
Resumen: A finalidade desta pesquisa foi investigar junto aos graduandos e bacharéis do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social da Universidade Federal de Uberlândia (FACES-UFU) que realizam ou realizaram estágio não obrigatório, a contribuição desta prática para sua formação acadêmica e profissional. A pesquisa foi realizada por meio do levantamento de dados documentais relativos aos estágios não obrigatórios realizados pelos discentes e aplicação de questionário direcionado aos graduandos e egressos que realizaram ou realizam estágio supervisionado não obrigatório. Foram analisados 60 (sessenta) Termos de Compromisso de Estágio e Planos de Atividade para mapeamento das atividades realizadas e relação destas com a área de formação do curso. Essas informações documentais foram comparadas com os dados coletados nos questionários quanto à ligação das atividades desempenhadas com a área de formação. Também foram discutidas as opiniões dos estagiários quanto à contribuição do estágio em relação aos aspectos experiência profissional, conhecimento teórico e formação acadêmica. A análise das fontes documentais revelou que o estágio proporcionou ‘a experiência profissional’ que não existia antes da realização dos estágios e outras competências como melhora na comunicação interpessoal, construção de relacionamentos, processos organizacionais, bagagem, visão de mercado. Também evidenciou a forte a ligação entre a teoria e prática gerando benefícios mútuos para os estagiários em suas atividades acadêmicas e profissionais. No entanto, quando da análise da informação coletada nos 25 (vinte e cinco) questionários devolvidos, notou-se um déficit no aprendizado quando exigido o conhecimento na prática, pois, na opinião dos estagiários e estagiárias o estágio não supervisionado, não contribui ou contribui muito pouco para a aquisição de conhecimentos e experiência na profissão contábil, o que é justificado porque os estágios, em sua maioria, não são realizados em organizações contábeis.
Palabras clave: Estágio supervisionado não obrigatório
Formação acadêmica e profissional
Ciências contábeis
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FREITAS, Fernando César Neves de. Estágio supervisionado não obrigatório no curso de ciências contábeis: Afinal, o que pensam os discentes sobre a contribuição das atividades para a formação acadêmica e profissional?. 2018. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23827
Fecha de defensa: 21-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

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