Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23822
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.
Autor(es): Andrade, Emily Segal
Primeiro orientador: Silva, Marli Auxiliadora da
Resumo: Buscou-se, neste estudo descritivo com abordagem qualitativa, identificar ações e atitudes docentes com características interdisciplinares que tenham sido implementadas no curso de Ciências Contábeis em um campus fora de sede da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para coleta de dados realizou-se entrevista semiestruturada e análise documental no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e currículos lattes dos docentes, sendo que para a discussão em profundidade das informações e evidências usou-se a técnica de Análise de Conteúdo, a partir da construção de três categorias: (i) Mutualidade, reciprocidade e interdependência das disciplinas; (ii) Aproximação entre teoria e prática; e (iii) Atitude interdisciplinar. Em relação à primeira categoria de análise, constatou-se que para os oito docentes, participantes desta investigação, a interdisciplinaridade é praticada em sala de aula, visto que os mesmos afirmaram relacionar e agrupar os conteúdos das diferentes disciplinas de uma mesma área do conhecimento ou não, repassando-os de uma disciplina para outras, caracterizando, dessa forma, a reciprocidade na troca de informações. Quanto à exemplificação da aproximação da teoria e prática, apenas três docentes apontaram situações onde ela ocorre, seja mediante a abstração, simulando a teoria por meio de exercícios, seja por meio de visitas técnicas onde um processo produtivo, por exemplo, é observado. Todavia, constatou-se dificuldades quanto a aliar teoria e prática. Sobre a atitude interdisciplinar alguns docentes afirmam ter dificuldade de trabalhar de forma interdisciplinar devido “à falta de tempo”, mas os demais identificaram essa atitude, citando como atitudes interdisciplinares a ação de integrar os conteúdos de suas disciplinas com outras quando usam exemplos em suas discussões. Foi relatado pelos docentes que o curso realiza atividades interdisciplinares principalmente com intuito de integrar as disciplinas e aproximar teoria e prática. Com relação às práticas interdisciplinares implementadas no curso, os docentes não souberam relatar se e como essas atividades são previstas no PPC.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Práticas interdisciplinares
Ciências Contábeis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANDRADE, Emily Segal. A prática nossa de todo dia: uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23822
Data de defesa: 21-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticaNossaTodo.pdfTCC698.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.