Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23822
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A prática nossa de todo dia: Uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade.
Author: Andrade, Emily Segal
First Advisor: Silva, Marli Auxiliadora da
Summary: Buscou-se, neste estudo descritivo com abordagem qualitativa, identificar ações e atitudes docentes com características interdisciplinares que tenham sido implementadas no curso de Ciências Contábeis em um campus fora de sede da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para coleta de dados realizou-se entrevista semiestruturada e análise documental no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e currículos lattes dos docentes, sendo que para a discussão em profundidade das informações e evidências usou-se a técnica de Análise de Conteúdo, a partir da construção de três categorias: (i) Mutualidade, reciprocidade e interdependência das disciplinas; (ii) Aproximação entre teoria e prática; e (iii) Atitude interdisciplinar. Em relação à primeira categoria de análise, constatou-se que para os oito docentes, participantes desta investigação, a interdisciplinaridade é praticada em sala de aula, visto que os mesmos afirmaram relacionar e agrupar os conteúdos das diferentes disciplinas de uma mesma área do conhecimento ou não, repassando-os de uma disciplina para outras, caracterizando, dessa forma, a reciprocidade na troca de informações. Quanto à exemplificação da aproximação da teoria e prática, apenas três docentes apontaram situações onde ela ocorre, seja mediante a abstração, simulando a teoria por meio de exercícios, seja por meio de visitas técnicas onde um processo produtivo, por exemplo, é observado. Todavia, constatou-se dificuldades quanto a aliar teoria e prática. Sobre a atitude interdisciplinar alguns docentes afirmam ter dificuldade de trabalhar de forma interdisciplinar devido “à falta de tempo”, mas os demais identificaram essa atitude, citando como atitudes interdisciplinares a ação de integrar os conteúdos de suas disciplinas com outras quando usam exemplos em suas discussões. Foi relatado pelos docentes que o curso realiza atividades interdisciplinares principalmente com intuito de integrar as disciplinas e aproximar teoria e prática. Com relação às práticas interdisciplinares implementadas no curso, os docentes não souberam relatar se e como essas atividades são previstas no PPC.
Keywords: Interdisciplinaridade
Práticas interdisciplinares
Ciências Contábeis
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ANDRADE, Emily Segal. A prática nossa de todo dia: uma discussão sobre a interdisciplinaridade no ensino de contabilidade. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23822
Date of defense: 21-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticaNossaTodo.pdfTCC698.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.