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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23754
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Estudo da redação Enem: questões e perspectivas de uma práxis interdisciplinar e colaborativa |
Título(s) alternativo(s): | Editorial study enem: issues and perspectives of an interdisciplinary and collaborative práxis |
Autor(es): | Luiz, Ana Paula Aparecida de Tarso |
Primeiro orientador: | Felice, Maria Inês Vasconcelos |
Primeiro membro da banca: | Hernandes Agustini, Cármen Lúcia |
Segundo membro da banca: | Zanier Gomes, Lívia Letícia |
Resumo: | Minha proposta de investigação pretende analisar a qualidade e a relevância social das Redações Enem produzidas ao longo do ano letivo por alunos da 3ª série do Ensino Médio, vinculados a uma escola particular de Uberlândia (MG), a fim de analisar se os impasses que dificultam o entendimento da temática, a produção do texto e a habilidade de mobilizar repertório sociocultural e vozes na produção escrita são relativos à dificuldade de os alunos atenderem as competências II e III exigidas na matriz de correção do Enem ou se ou se são referentes à dificuldade de os alunos desenvolverem o tipo textual dissertativo-argumentativo. A partir disso, investigo se esse aluno desenvolve a competência escrita para fazer o Enem ou se o contexto de produção que envolve a prática da Redação Enem favorece os alunos a pensarem para além desse processo seletivo. Assim, os objetivos específicos foram: a) examinar o conteúdo, a organização do plano textual e o repertório discursivo e sociocultural manifestado nas redações produzidas a fim de analisar criticamente o texto na perspectiva das competências II e III cobradas na matriz de referência da prova de redação do Enem; b) investigar a formação crítica e a construção de argumentos dos participantes da pesquisa; c) averiguar se as redações produzidas apresentam um posicionamento crítico acerca da temática direcionada nos textos de apoio da prova; d) analisar se ocorre a mobilização de vozes e da interdisciplinaridade no texto para desenvolver o percurso argumentativo; e) mostrar como a aula de redação pode contribuir para o desenvolvimento da criticidade do aluno para além do Enem. Essa investigação se embasa nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sócio Discursivo (ISD), discutidos por Bronckart (1999, 2006 e 2008) como também na reflexão crítica sobre o ensino do gênero Redação Enem a partir das considerações de Schneuwly e Dolz (2004). Minha opção de investigação é a pesquisa qualitativa; assim, para o desenvolvimento desse estudo, uso os pressupostos de Nunan (1992) e de André (1995). O corpus é desenvolvido a partir de: a) análise e leitura das Redações Enem produzidas pelos participantes da pesquisa; b) avaliação crítica desses textos a partir do atendimento (ou não) às competências indicadas pela banca examinadora do Enem; c) levantamento de dados para análise das dificuldades que os alunos apresentam quanto ao domínio do tipo discursivo dissertaçãoargumentativa, à apreensão do conhecimento e ao desenvolvimento crítico da problemática em questão para além do Enem; e) apresentação e análise de intervenções nas aulas de redação que permitem a abordagem do gênero para além do Enem, de forma a contribuir com o desenvolvimento da criticidade do aluno. A partir desse embasamento teórico e dessas reflexões críticas, realizarei um estudo que pudesse contribuir para a produção da Redação Enem sem limitá-la a uma única finalidade, viabilizando o desenvolvimento da formação crítica e linguística do aluno. |
Abstract: | My research proposal intends to analyze the quality and social relevance of the Enem Writing produced throughout the school year by high school students, linked to a private school in Uberlândia (MG), in order to analyze if the impasses that make difficult the understanding of the subject, the production of the text and the ability to mobilize socio-cultural repertoire and voices in written production are related to the difficulty of students to meet the competencies II and III required in the matrix of correction of the Enem or if they refer to the difficulty of students to develop the argumentative-argumentative textual type. From this, I investigate whether this student develops the written competence to do the Enem or if the production context that involves the Enem Writing practice favors the students to think beyond this selective process. The specific objectives are: a) to examine the content, the organization of the textual plan and the discursive and sociocultural repertoire manifested in the essays produced in order to critically analyze the text from the perspective of the competences II and III collected in the reference matrix of the proof of writing of the Enem; b) investigate the critical formation and construction of arguments of the research participants; c) find out if the essays produced present a critical position on the theme addressed in the texts supporting the proof; d) analyze whether the mobilization of voices and interdisciplinarity occurs in the text to develop the argumentative course; e) show how the writing class can contribute to the student's critical development beyond Enem. This research is based on the theoretical and methodological assumptions of Discourse Partner Interactionism (ISD), discussed by Bronckart (1999, 2006 and 2008) as well as in the critical reflection on the teaching of the genre Enem Writing from the considerations of Schneuwly and Dolz (2004) . My research option is qualitative research; Thus, for the development of this study, I use the assumptions of Nunan (1992) and André (1995). The corpus is developed from: a) analysis and reading of the Enem Writing produced by the research participants; b) critical evaluation of these texts based on the attendance (or not) of the competencies indicated by the examining bank of the Enem; c) data collection to analyze the difficulties that the students present regarding the domain of the dissertation-argumentative discursive type, the knowledge apprehension and the critical development of the problematic in question in addition to the Enem; e) presentation and analysis of interventions in the writing classes that allow the approach of the genre beyond the Enem, in order to contribute to the development of the criticality of the student. Based on this theoretical basis and critical reflections, I intend to carry out a study that can contribute to the production of the Enem Drafting without limiting it to a single purpose, making possible the development of the student's critical and linguistic formation. |
Palavras-chave: | Redação Enem Writing Enem Repertório sociocultural Interdisciplinaridade Enem Formação crítica Sociocultural repertoire Interdisciplinarity Critical training And either Linguística Redação - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação - Brasil Redação acadêmica - Estudo e ensino (Superior) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | LUIZ, Ana Paula Aparecida de Tarso. Estudo da redação Enem: questões e perspectivas de uma práxis interdisciplinar e colaborativa.2018.171 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.603 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.603 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23754 |
Data de defesa: | 17-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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EstudoRedacaoEnem | Dissertação | 3.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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