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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Previsão de demanda: Estudo de caso na padaria de uma empresa do ramo supermercadista.
Autor(es): Marques, Camilla Emanuelle
Santos, Maísa Rodrigues
Primeiro orientador: Castillo, Lucio Abimael Medrano
Primeiro membro da banca: Lazarin, Daniel França
Segundo membro da banca: Araujo, Fernando de
Resumo: Este trabalho tem por finalidade propor um método de previsão de demanda adequado para o departamento para um dos produtos de uma padaria de um supermercado. A previsão de demanda, como ferramenta do planejamento estratégico, torna-se necessária para que uma empresa se mantenha no mercado com o aumento contínuo da competitividade e da concorrência. Gerentes de grandes empresas convivem diariamente com as incertezas impostas pelo mercado consumidor, por isso, o “quanto” produzir é um desafio constante. A fim de encontrar um método mais assertivo, os dados fornecidos pela empresa foram separados de acordo com seu comportamento de demanda. Após organizados os dados, foram realizadas as previsões e calculados seus respectivos erros, com isso os métodos que se adequaram foram: suavização simples para sábados e quartas e média móvel para dias normais. Os modelos foram satisfatórios e podem ser utilizados pela empresa como ferramenta de previsão de demanda.
Abstract: The demand forecasting, as a strategic planning tool, becomes necessary for a company to remain in the market with the continuous increase of competitiveness and competition. Managers of large companies coexist daily with the uncertainties imposed by the consumer market, so the "how much" to produce is a constant challenge. This paper aims to present the main quantitative methods of forecasting demand to bakery of supermarket’s department. In order to find a more assertive method, the data provided by the company were separated according to their demand behavior. After the data were organized, the forecasts and their respective errors were calculated, so the methods that were adequate were: simple softening and moving average. The models were satisfactory and can be used by the company as a demand forecasting tool.
Palavras-chave: Previsão De Demanda
Demand Forecasting
Métodos Quantitativos
Quantitative Methods
Erros De Previsão
Demand’s Errors
Suavização Simples
Simple Softening
Média Móvel
Moving Average
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARQUES, Camilla Emanuelle. SANTOS, Maísa Rodrigues. Previsão de demanda: estudo de caso na padaria de uma empresa do ramo supermercadista. 2018. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23706
Data de defesa: 11-Jul-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

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