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dc.creatorMarques, Camilla Emanuelle-
dc.creatorSantos, Maísa Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-01-03T19:52:22Z-
dc.date.available2019-01-03T19:52:22Z-
dc.date.issued2018-07-11-
dc.identifier.citationMARQUES, Camilla Emanuelle. SANTOS, Maísa Rodrigues. Previsão de demanda: estudo de caso na padaria de uma empresa do ramo supermercadista. 2018. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23706-
dc.description.abstractThe demand forecasting, as a strategic planning tool, becomes necessary for a company to remain in the market with the continuous increase of competitiveness and competition. Managers of large companies coexist daily with the uncertainties imposed by the consumer market, so the "how much" to produce is a constant challenge. This paper aims to present the main quantitative methods of forecasting demand to bakery of supermarket’s department. In order to find a more assertive method, the data provided by the company were separated according to their demand behavior. After the data were organized, the forecasts and their respective errors were calculated, so the methods that were adequate were: simple softening and moving average. The models were satisfactory and can be used by the company as a demand forecasting tool.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrevisão De Demandapt_BR
dc.subjectDemand Forecastingpt_BR
dc.subjectMétodos Quantitativospt_BR
dc.subjectQuantitative Methodspt_BR
dc.subjectErros De Previsãopt_BR
dc.subjectDemand’s Errorspt_BR
dc.subjectSuavização Simplespt_BR
dc.subjectSimple Softeningpt_BR
dc.subjectMédia Móvelpt_BR
dc.subjectMoving Averagept_BR
dc.titlePrevisão de demanda: Estudo de caso na padaria de uma empresa do ramo supermercadista.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castillo, Lucio Abimael Medrano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2334229768018371pt_BR
dc.contributor.referee1Lazarin, Daniel França-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495222500800817pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Fernando de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670950531732922pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade propor um método de previsão de demanda adequado para o departamento para um dos produtos de uma padaria de um supermercado. A previsão de demanda, como ferramenta do planejamento estratégico, torna-se necessária para que uma empresa se mantenha no mercado com o aumento contínuo da competitividade e da concorrência. Gerentes de grandes empresas convivem diariamente com as incertezas impostas pelo mercado consumidor, por isso, o “quanto” produzir é um desafio constante. A fim de encontrar um método mais assertivo, os dados fornecidos pela empresa foram separados de acordo com seu comportamento de demanda. Após organizados os dados, foram realizadas as previsões e calculados seus respectivos erros, com isso os métodos que se adequaram foram: suavização simples para sábados e quartas e média móvel para dias normais. Os modelos foram satisfatórios e podem ser utilizados pela empresa como ferramenta de previsão de demanda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration108pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

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