Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23700
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise dos fatores de mensagem da campanha do dia das mães da C&A no Facebook
Autor(es): Rezende, Larissa Costa
Primeiro orientador: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar os fatores de mensagem da campanha de dia das mães da C&A no Facebook em 2018, analisando as postagens realizadas pela empresa em seu perfil, e classificando os comentários deixados pelos seguidores da marca. A metodologia envolveu a análise de todas as publicações da campanha do dia das mães no perfil da C&A no Facebook e posterior classificação das mensagens contidas nessas postagens. Os comentários dos internautas sobre estas postagens também foram analisados e classificados. Sobre a ordem de apresentação observou-se em todas as mensagens analisadas que o primeiro item apresentado é sempre a imagem, e logo mais a legenda dessa imagem, onde consta a mensagem verbal que a empresa deseja entregar ao consumidor, logo após um link que direciona ao site da loja. Quanto ao direcionamento das conclusões, as publicações apresentaram uma conclusão explícita, onde a mensagem foi clara e objetiva. As mensagens analisadas apresentaram um posicionamento unilateral, somente com pontos positivos. Não foi observada nenhuma mensagem com refutação aparente. Em termos de elementos visuais, as publicações contavam com imagens de mães e filhos. O apelo emocional esteve presente em todas as mensagens visualizadas na campanha. Observou-se também que a quantidade de comentários negativos nas publicações foi próxima a quatidade de comentários positivos. Portanto, é importante que a empresa leve em consideração os comentários negativos para saber onde e como melhorar.
Palavras-chave: Comunicação
Fatores de mensagem
Propaganda
Facebook
C&A
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: REZENDE, Larissa Costa. Análise dos fatores de mensagem da campanha do dia das mães da C&A no Facebook. 2018. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23700
Data de defesa: 13-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseFatoresMensagem.pdf861.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.