Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23699
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8192-4605
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Influência da aerodinâmica em um carro de fórmula SAE
Autor(es): Barbosa, Lucas Melo Queiroz
Primeiro orientador: Vedovotto, João Marcelo
Resumo: O presente trabalho, consiste no estudo numérico e computacional do escoamento incompressível tridimensional sobre modelos de carros que obedecem ao regulamento da fórmula SAE. Foram elaborados modelos com e sem asas com o fim de estudar a influência destas nas forças e coeficientes de arrasto e sustentação. Através do código MFSim, desenvolvido através da parceria MFLab/FEMEC-UFU, IME-USP e Petrobras, utiliza o método dos volumes finitos para resolver uma malha euleriana e com uma geometria imersa de função lagrangeana. O uso de malha adaptativa é refinado pela fronteira imersa e turbulência. Para a resolução de sistemas lineares utiliza-se o método Multigrid-Multiníveis, além de utilizar o modelo de turbulência Smagorinsky Dinâmico. A validação dos resultados obtidos será realizada pelo software Ansys® Fluent. Além disso foi elaborado um programa computacional escrito em MatLab® com o fim de comparar os valores obtidos pelo CFD (fluidodinâmica computacional) em uma aplicação real dos modelos. Foi possível constatar que o MFSim apresentou resultados menos discrepantes, em relação ao Ansys Fluent, no modelo sem asas, devido à dificuldade desse em resolver superfícies esbeltas. Por fim a comparação dos resultados obtidos mostrou que o carro com asas apresenta melhores resultados em tempo de volta.
Palavras-chave: Dinâmica dos fluidos computacional
Aerodinâmica veicular
Simulação numérica
Turbulência
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BARBOSA, Lucas Melo Queiroz. Influência da aerodinâmica em um carro de Fórmula SAE. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23699
Data de defesa: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluenciaAerodinamicaCarro.pdf9.39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.