Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23699
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8192-4605 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Influência da aerodinâmica em um carro de fórmula SAE |
Autor(es): | Barbosa, Lucas Melo Queiroz |
Primeiro orientador: | Vedovotto, João Marcelo |
Resumo: | O presente trabalho, consiste no estudo numérico e computacional do escoamento incompressível tridimensional sobre modelos de carros que obedecem ao regulamento da fórmula SAE. Foram elaborados modelos com e sem asas com o fim de estudar a influência destas nas forças e coeficientes de arrasto e sustentação. Através do código MFSim, desenvolvido através da parceria MFLab/FEMEC-UFU, IME-USP e Petrobras, utiliza o método dos volumes finitos para resolver uma malha euleriana e com uma geometria imersa de função lagrangeana. O uso de malha adaptativa é refinado pela fronteira imersa e turbulência. Para a resolução de sistemas lineares utiliza-se o método Multigrid-Multiníveis, além de utilizar o modelo de turbulência Smagorinsky Dinâmico. A validação dos resultados obtidos será realizada pelo software Ansys® Fluent. Além disso foi elaborado um programa computacional escrito em MatLab® com o fim de comparar os valores obtidos pelo CFD (fluidodinâmica computacional) em uma aplicação real dos modelos. Foi possível constatar que o MFSim apresentou resultados menos discrepantes, em relação ao Ansys Fluent, no modelo sem asas, devido à dificuldade desse em resolver superfícies esbeltas. Por fim a comparação dos resultados obtidos mostrou que o carro com asas apresenta melhores resultados em tempo de volta. |
Palavras-chave: | Dinâmica dos fluidos computacional Aerodinâmica veicular Simulação numérica Turbulência |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BARBOSA, Lucas Melo Queiroz. Influência da aerodinâmica em um carro de Fórmula SAE. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23699 |
Data de defesa: | 7-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
InfluenciaAerodinamicaCarro.pdf | 9.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.