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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23699
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Barbosa, Lucas Melo Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-03T16:20:11Z | - |
dc.date.available | 2019-01-03T16:20:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Lucas Melo Queiroz. Influência da aerodinâmica em um carro de Fórmula SAE. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23699 | - |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica dos fluidos computacional | pt_BR |
dc.subject | Aerodinâmica veicular | pt_BR |
dc.subject | Simulação numérica | pt_BR |
dc.subject | Turbulência | pt_BR |
dc.title | Influência da aerodinâmica em um carro de fórmula SAE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vedovotto, João Marcelo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5630598971511798 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8473496788276252 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, consiste no estudo numérico e computacional do escoamento incompressível tridimensional sobre modelos de carros que obedecem ao regulamento da fórmula SAE. Foram elaborados modelos com e sem asas com o fim de estudar a influência destas nas forças e coeficientes de arrasto e sustentação. Através do código MFSim, desenvolvido através da parceria MFLab/FEMEC-UFU, IME-USP e Petrobras, utiliza o método dos volumes finitos para resolver uma malha euleriana e com uma geometria imersa de função lagrangeana. O uso de malha adaptativa é refinado pela fronteira imersa e turbulência. Para a resolução de sistemas lineares utiliza-se o método Multigrid-Multiníveis, além de utilizar o modelo de turbulência Smagorinsky Dinâmico. A validação dos resultados obtidos será realizada pelo software Ansys® Fluent. Além disso foi elaborado um programa computacional escrito em MatLab® com o fim de comparar os valores obtidos pelo CFD (fluidodinâmica computacional) em uma aplicação real dos modelos. Foi possível constatar que o MFSim apresentou resultados menos discrepantes, em relação ao Ansys Fluent, no modelo sem asas, devido à dificuldade desse em resolver superfícies esbeltas. Por fim a comparação dos resultados obtidos mostrou que o carro com asas apresenta melhores resultados em tempo de volta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 58 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 96692599 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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