Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23673
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um panorama sobre o uso do discurso positivo nos relatórios da administração de empresas brasileiras.
Título(s) alternativo(s): An overview on the use of the positive speech in the reports of the brazilian business administration.
Autor(es): Guimarães, Aline Tavares e Soares
Primeiro orientador: Malaquias, Rodrigo Fernandes
Primeiro membro da banca: Pimenta, Márcio Lopes
Segundo membro da banca: Tizziotti, Catarine Palmieri Pitangui
Resumo: Anualmente, as empresas de capital aberto possuem a obrigação de divulgar dados financeiros oficialmente. Os relatórios da administração são parte dessa série de documentos divulgados pelas empresas ao final de cada exercício e visam ampliar a visão do usuário externo, com o objetivo de lhe dar mais segurança para investir na empresa. Este artigo tem como interesse trazer à discussão o tom positivo adotado pelas empresas brasileiras na confecção do relatório da administração divulgado anualmente, e traçar um panorama de organizações que utilizam mais termos considerados positivos. Este trabalho visa contribuir alertando a sociedade, as instituições reguladoras e as empresas para o excesso de positivismo utilizado na construção do relatório da administração. Como resultado, as empresas com os maiores relatórios, com maior rentabilidade, com maior endividamento e com maior fluxo de caixa advindo de atividades operacionais utilizam significativamente mais expressões positivas.
Abstract: Annually, companies have an obligation to disclose financial data officially. Narrative reports are part of this series of documents released by companies at the end of each financial year and aims to broaden the view of the external user, with the purpose of giving him more security to invest in the company. This article aims to bring to the discussion the positive tone adopted by Brazilian companies in the preparation of the annual report narrative, and to outline an overview of organizations that use more terms considered positive. Moreover, aims to contribute by alerting society, regulatory institutions and companies to the excess of positivism used in the construction of the narrative report. As a result, the companies with the highest reports, with higher profitability, with higher indebtedness and with greater cash flow from operating activities use significantly more positive expressions.
Palavras-chave: Disclosure
Discurso positivo
Relatório da administração
Expressões positivas
Annual report narrative
Positive speech
Positive expressions
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GUIMARÃES, Aline Tavares e Soares. Um panorama sobre o uso do discurso positivo nos relatórios da administração de empresas brasileiras. 2018. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018;
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23673
Data de defesa: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PanoramaSobreUso.pdf722.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.