Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23664
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Percepção dos pais em relação a ludicidade nas aulas de natação infantil.
Autor(es): Resende, Fernanda Barbosa
Primeiro orientador: Kanitz, Ana Carolina
Resumo: É de suma importância estudar o assunto da ludicidade nas aulas de natação, para sanar as dúvidas e comprovar a necessidade de explorar as diversas formas de ensinar. Desta forma, o objetivo do estudo é avaliar a percepção dos pais em relação a estratégia da ludicidade como forma de ensino nas aulas de natação no desenvolvimento motor, social e cognitivo de seus filhos, em academias do município de Uberlândia/MG e Araguari/MG. Foram aplicados 99 questionários (87 para os pais e 12 para os professores desses alunos) em 6 academias, abrangendo crianças de 3 a 6 anos de idade. Os resultados positivos foram relatados pela grande maioria dos pais, certificando a importância da metodologia lúdica nas aulas, podendo haver melhora no desenvolvimento geral com a prática do esporte. Não só foram analisadas as percepções que eles têm sobre essa metodologia, mas também sobre questões que ocorrem durante as aulas, como por exemplo o tempo destinado ao lúdico, na qual as respostas dos pais foram semelhantes às respostas dos professores. Foi possível analisar que a maioria dos pais entendem o lúdico como favorável ao desenvolvimento motor, social e cognitivo das crianças, além da grande maioria opinar ser muito importante o lúdico como estratégia de ensino nas aulas de natação, destacando a magnitude desse estudo comprovando a necessidade de explorar métodos de ensino diferentes do tradicional, mostrando que o trabalho dos professores está sendo reconhecido pelos pais.
Palavras-chave: Ludicidade
Playfulness
Desenvolvimento Motor
Motor Development
Desenvolvimento Cognitivo
Cognitive Development
Desenvolvimento Social
Social Development
Atividades Aquáticas
Aquatic Activities
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RESENDE, Fernanda Barbosa. Percepção dos pais em relação a ludicidade nas aulas de natação infantil. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23664
Data de defesa: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PercepcaoPaisRelacao.pdf311.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.