Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23664
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Percepção dos pais em relação a ludicidade nas aulas de natação infantil. |
Autor(es): | Resende, Fernanda Barbosa |
Primeiro orientador: | Kanitz, Ana Carolina |
Resumo: | É de suma importância estudar o assunto da ludicidade nas aulas de natação, para sanar as dúvidas e comprovar a necessidade de explorar as diversas formas de ensinar. Desta forma, o objetivo do estudo é avaliar a percepção dos pais em relação a estratégia da ludicidade como forma de ensino nas aulas de natação no desenvolvimento motor, social e cognitivo de seus filhos, em academias do município de Uberlândia/MG e Araguari/MG. Foram aplicados 99 questionários (87 para os pais e 12 para os professores desses alunos) em 6 academias, abrangendo crianças de 3 a 6 anos de idade. Os resultados positivos foram relatados pela grande maioria dos pais, certificando a importância da metodologia lúdica nas aulas, podendo haver melhora no desenvolvimento geral com a prática do esporte. Não só foram analisadas as percepções que eles têm sobre essa metodologia, mas também sobre questões que ocorrem durante as aulas, como por exemplo o tempo destinado ao lúdico, na qual as respostas dos pais foram semelhantes às respostas dos professores. Foi possível analisar que a maioria dos pais entendem o lúdico como favorável ao desenvolvimento motor, social e cognitivo das crianças, além da grande maioria opinar ser muito importante o lúdico como estratégia de ensino nas aulas de natação, destacando a magnitude desse estudo comprovando a necessidade de explorar métodos de ensino diferentes do tradicional, mostrando que o trabalho dos professores está sendo reconhecido pelos pais. |
Palavras-chave: | Ludicidade Playfulness Desenvolvimento Motor Motor Development Desenvolvimento Cognitivo Cognitive Development Desenvolvimento Social Social Development Atividades Aquáticas Aquatic Activities |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | RESENDE, Fernanda Barbosa. Percepção dos pais em relação a ludicidade nas aulas de natação infantil. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23664 |
Data de defesa: | 7-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PercepcaoPaisRelacao.pdf | 311.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.