Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23664
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorResende, Fernanda Barbosa-
dc.date.accessioned2019-01-02T14:11:40Z-
dc.date.available2019-01-02T14:11:40Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationRESENDE, Fernanda Barbosa. Percepção dos pais em relação a ludicidade nas aulas de natação infantil. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23664-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Motorpt_BR
dc.subjectMotor Developmentpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopt_BR
dc.subjectCognitive Developmentpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Socialpt_BR
dc.subjectSocial Developmentpt_BR
dc.subjectAtividades Aquáticaspt_BR
dc.subjectAquatic Activitiespt_BR
dc.titlePercepção dos pais em relação a ludicidade nas aulas de natação infantil.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Kanitz, Ana Carolina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1915595580869319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2533663133281868pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoÉ de suma importância estudar o assunto da ludicidade nas aulas de natação, para sanar as dúvidas e comprovar a necessidade de explorar as diversas formas de ensinar. Desta forma, o objetivo do estudo é avaliar a percepção dos pais em relação a estratégia da ludicidade como forma de ensino nas aulas de natação no desenvolvimento motor, social e cognitivo de seus filhos, em academias do município de Uberlândia/MG e Araguari/MG. Foram aplicados 99 questionários (87 para os pais e 12 para os professores desses alunos) em 6 academias, abrangendo crianças de 3 a 6 anos de idade. Os resultados positivos foram relatados pela grande maioria dos pais, certificando a importância da metodologia lúdica nas aulas, podendo haver melhora no desenvolvimento geral com a prática do esporte. Não só foram analisadas as percepções que eles têm sobre essa metodologia, mas também sobre questões que ocorrem durante as aulas, como por exemplo o tempo destinado ao lúdico, na qual as respostas dos pais foram semelhantes às respostas dos professores. Foi possível analisar que a maioria dos pais entendem o lúdico como favorável ao desenvolvimento motor, social e cognitivo das crianças, além da grande maioria opinar ser muito importante o lúdico como estratégia de ensino nas aulas de natação, destacando a magnitude desse estudo comprovando a necessidade de explorar métodos de ensino diferentes do tradicional, mostrando que o trabalho dos professores está sendo reconhecido pelos pais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PercepcaoPaisRelacao.pdf311.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.