Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23664
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Resende, Fernanda Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-02T14:11:40Z | - |
dc.date.available | 2019-01-02T14:11:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Fernanda Barbosa. Percepção dos pais em relação a ludicidade nas aulas de natação infantil. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23664 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Motor | pt_BR |
dc.subject | Motor Development | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Cognitive Development | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.subject | Social Development | pt_BR |
dc.subject | Atividades Aquáticas | pt_BR |
dc.subject | Aquatic Activities | pt_BR |
dc.title | Percepção dos pais em relação a ludicidade nas aulas de natação infantil. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kanitz, Ana Carolina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1915595580869319 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2533663133281868 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | É de suma importância estudar o assunto da ludicidade nas aulas de natação, para sanar as dúvidas e comprovar a necessidade de explorar as diversas formas de ensinar. Desta forma, o objetivo do estudo é avaliar a percepção dos pais em relação a estratégia da ludicidade como forma de ensino nas aulas de natação no desenvolvimento motor, social e cognitivo de seus filhos, em academias do município de Uberlândia/MG e Araguari/MG. Foram aplicados 99 questionários (87 para os pais e 12 para os professores desses alunos) em 6 academias, abrangendo crianças de 3 a 6 anos de idade. Os resultados positivos foram relatados pela grande maioria dos pais, certificando a importância da metodologia lúdica nas aulas, podendo haver melhora no desenvolvimento geral com a prática do esporte. Não só foram analisadas as percepções que eles têm sobre essa metodologia, mas também sobre questões que ocorrem durante as aulas, como por exemplo o tempo destinado ao lúdico, na qual as respostas dos pais foram semelhantes às respostas dos professores. Foi possível analisar que a maioria dos pais entendem o lúdico como favorável ao desenvolvimento motor, social e cognitivo das crianças, além da grande maioria opinar ser muito importante o lúdico como estratégia de ensino nas aulas de natação, destacando a magnitude desse estudo comprovando a necessidade de explorar métodos de ensino diferentes do tradicional, mostrando que o trabalho dos professores está sendo reconhecido pelos pais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PercepcaoPaisRelacao.pdf | 311.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.