Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23648
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Reflexões sobre a influência da propaganda infantil via internet na intenção de compra das crianças.
Título (s) alternativo (s): Reflections on the influence of children's internet advertising in the intention to buy children.
Autor: Silva, Jarder Mauricio
Primer orientador: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Primer miembro de la banca: Silva, Edson Arlindo
Segundo miembro de la banca: Silva, Marli Auxiliadora da
Tercer miembro de la banca: Silva, Jussara Goulart da
Resumen: O objetivo desta pesquisa foi identificar a influência da propaganda infantil de produtos alimentícios não saudáveis na internet na intenção de compra das crianças. O referencial teórico aborda as seguintes temáticas: a propaganda para a criança, enfatizando as propagandas de produtos alimentícios não saudáveis; a criança, o consumo e a regulamentação, notadamente, de alimentos com alto valor calórico e baixo valor nutricional; o consumo desses alimentos e a obesidade infantil. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram reunidos três grupos de foco em três escolas de uma cidade do interior de Minas Gerais, sendo duas públicas e uma privada, nas quais se encontram matriculadas no ensino fundamental crianças com idade que varia entre oito e quatorze anos. O estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo com abordagens quantitativa e qualitativa. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, pois as entrevistas foram transcritas e os dados posteriormente analisados. Os resultados demonstraram que as crianças são influenciadas pelas propagandas de alimentos não saudáveis na internet, consumindo elas a maioria dos produtos que visualizam nessas propagandas. Ressalta-se que as crianças que estudam em escolas particulares têm certas restrições de consumo impostas pelos pais, o que não acontece com os estudantes de escolas públicas.
Abstract: The objective of this research was to identify the influence of children's advertising of unhealthy food products on the internet in the children's purchase intention. The theoretical framework addresses the following themes: advertising for the child, emphasizing the advertising of unhealthy food products; the child, consumption and regulation, especially of foods with high caloric value and low nutritional value; the consumption of these foods and childhood obesity. For the development of the research, three focus groups were gathered in three schools in a city in the interior of Minas Gerais, two public and one private, in which are enrolled in elementary school children aged between eight and fourteen years. The study is characterized as exploratory and descriptive with quantitative and qualitative approaches. The technique used for data analysis was content analysis, since the interviews were transcribed and the data analyzed later. The results showed that children are influenced by unhealthy food advertisements on the Internet, consuming most of the products they see in these advertisements. It is noteworthy that children who study in private schools have certain consumption restrictions imposed by parents, which is not the case with public school students.
Palabras clave: Propaganda
Internet
Crianças
Obesidade
Intenção De compra
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Jarder Mauricio. Reflexões sobre a influência da propaganda infantil via internet na intenção de compra das crianças. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23648
Fecha de defensa: 10-jul-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ReflexoesInfluenciaPropaganda.pdf340.42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.