Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23556
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tratamento de efluente domissanitário sintético por meio da ozonização convencional e catalítica heterogênea.
Autor(es): Silva, Andressa de Moura
Primeiro orientador: Salla, Marcio Ricardo
Primeiro membro da banca: Oliveira, André Luiz de
Segundo membro da banca: Pinheiro, Aline Martins
Resumo: O trabalho apresenta a aplicação de processos oxidativos avançados envolvendo o ozônio por meio da ozonização convencional e catalítica na remoção da matéria orgânica carbonácea medida por meio da demanda química de oxigênio (DQO) de efluente domissanitário sintético com concentração média de 327,45 mg DQO/L. Os ensaios foram realizados em pH real do efluente (pH ≈ 7,97) e em pH alcalino controlado (pH ≈ 10,9) para ambas as ozonizações sendo que para a avaliação da ozonização catalítica foi utilizado o carvão ativado como catalisador. Os parâmetros analisados foram cor, turbidez, DQO e variação de pH e amônia para as vazões de gás ozônio de 60, 120, 240 e 300 L/h nos tempos de contato de 0, 5, 10, 20, 40 e 60 minutos. Ambos processos independentemente do pH foram mais eficientes na vazão de 300 L/h no tempo de contato de 60 minutos. A ozonização catalítica em pH alcalino controlado foi a que apresentou melhores resultados na remoção de cor, turbidez e matéria orgânica do efluente sintético apresentando remoções da ordem de 89%, 87% e 95% respectivamente, mostrando-se bastante satisfatório. Observou-se que a ozonização promoveu a redução do pH durante os ensaios realizados e também foi possível constatar a variação da amônia ao longo do tempo de contato.
Palavras-chave: Processos Oxidativos Avançados
Ozônio
Efluente Sintético
DQO
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::TRATAMENTO DE AGUAS DE ABASTECIMENTO E RESIDUARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Andressa de Moura. Tratamento de efluente domissanitário sintético por meio da ozonização convencional e catalítica heterogênea. 2018. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23556
Data de defesa: 20-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TratamentoEfluenteDomissanitario.pdfTCC9.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.