Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23468
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação dos parâmetros operacionais do processo foto-Fenton modificado na degradação simultânea dos pesticidas Ametrina, Atrazina, Imida Cloprid e Tebuthiuron
Autor(es): Guimarães, Ronaldo Oliveira
Primeiro orientador: Trovó, Alam Gustavo
Primeiro coorientador: Gonçalves, Bárbara Rezende
Segundo membro da banca: Borges Neto, Waldomiro
Terceiro membro da banca: Lopes, Osmando Ferreira
Resumo: O tratamento de água contendo certos poluentes orgânicos, como é o caso dos contaminantes de interesse emergente, tem sido um grande desafio, uma vez que métodos convencionais não são capazes de fazê-lo de forma eficiente. Em virtude de tais problemas, têm-se buscado cada vez mais, métodos que contribuam de maneira eficaz, inovadora e menos onerosa. Entre as alternativas pesquisadas estão os Processos de Oxidação Avançada (POA). Neste trabalho avaliou-se a degradação de uma mistura dos pesticidas ametrina, atrazina, imidacloprid e tebuthiuron (pesticidas associados a plantações de cana-de-açúcar), através do processo foto-Fenton, utilizando o ligante ácido etileno diamino di-succínico tetra-acético (EDDS) para complexar o ferro, trabalhando em pH 6,0. A concentração inicial de H2O2 utilizada foi de 300 μmol L-1. A reação foi feita em reator de escala laboratorial sob irradiação artificial UVA, acompanhando-se, além da concentração dos pesticidas, a concentração de peróxido de hidrogênio e de ferro livre em solução. Trabalhou-se em diferentes concentrações iniciais de Fe3+ (10, 20 e 30 μmol L 1), onde constatou-se que a maior concentração inicial de ferro proporcionou os melhores resultados. Também avaliou-se a possibilidade da reposição de ligante, e a utilização de proporções iniciais diferentes de Fe:EDDS (1:1, 1:2, 1:3 e 1:4). Os melhores resultados de degradação foram obtidos para a proporção inicial de Fe:EDDS de 1:2, levando as concentrações da ametrina, da atrazina e do imidacloprid abaixo do limite de quantificação, e a 80% de degradação do tebuthiuron. A seguir, avaliou-se o efeito dos reagentes isoladamente da reação em experimentos controle, demonstrando a eficácia maior do processo foto-Fenton, e repetiu-se esses experimentos sob irradiação solar, para demonstrar sua eficácia e aplicabilidade, obtendo-se resultados semelhantes. Também foi analisada a toxicidade do meio reacional durante os processos, utilizando a inibição da bioluminescência da bactéria Vibrio fischeri como parâmetro de toxicidade aguda, e demonstrou-se que, apesar da formação de intermediários mais tóxicos, estes são também degradados, diminuindo a toxicidade ao final. Tudo isso demonstra que o processo foto-Fenton, utilizando o ferro complexado ao ligante EDDS, tem potencial de aplicabilidade para tratamento de água contaminada pelos pesticidas estudados.
Palavras-chave: Processos De Oxidação Avançada
Contaminantes Emergentes
Toxicidade
Desreguladores Endócrinos
Pesticidas
Advanced Oxidation Processes
Emerging Pollutants
Toxicity
Endocrine Disruptors
Pesticides
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GUIMARÃES, Ronaldo Oliveira. Avaliação dos parâmetros operacionais do processo foto-Fenton modificado na degradação simultânea dos pesticidas Ametrina, Atrazina, Imidacloprid e Tebuthiuron. 2018, 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23468
Data de defesa: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:TCC - Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoParametrosOperacionais.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.