Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23404
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Níveis de ruído emitido por colhedora autopropelida de café em diferentes condições de trabalho
Autor: Carneiro, Daniela Cristina dos Santos
Primer orientador: Rinaldi, Paula Cristina Natalino
Primer miembro de la banca: Alvarenga, Cleyton Batista de
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Vanessa Andaló Mendes de
Resumen: A tecnologia e a ergonomia presentes nas máquinas de colheita do café têm melhorado as condições de trabalho do operador, diminuindo o esforço manual e assim aumentando a produtividade da lavoura. Porém, mesmo com o avanço tecnológico, os trabalhadores devem manusear de forma correta as máquinas para que minimizem os riscos de acidentes. A exposição ao elevado nível de ruído proporciona maior fadiga, diminuição da atenção na operação, podendo ser o causador do acidente. Diante do exposto, objetivou-se quantificar os níveis de ruído emitido por uma colhedora autopropelida de café em diferentes velocidades de trabalho e rotações do cilindro derriçador. O experimento foi realizado em uma propriedade da Microrregião de Monte Carmelo, Minas Gerais. Para a medição dos níveis de ruído utilizou-se um medidor de pressão sonora, decibelímetro portátil. Os dados foram coletados em duas situações, em relação ao ponto de referência do assento e em torno do operador no posto de operação. Durante a medição, em relação ao ponto de referência do assento, o operador manteve-se na sua posição de trabalho e a colhedora autopropelida deslocou-se nas velocidades de 1500, 1.700, 1.900, 2.100 e 2.200 m h-1, com rotações do cilindro derriçador de 800, 900 e 1000 rpm. Para obter o ruído em torno do operador no posto de operação da colhedora, a partir da distância zero até uma distância de 20 centímetros, mediu-se o nível de ruído na posição lateral esquerda, direita, frontal e traseira em todas as velocidades e rotações estabelecidas anteriormente. Foram observados maiores ruídos na posição esquerda e quanto maior a velocidade de trabalho maior o ruído encontrado. Na rotação de 800 rpm, com o incremento da velocidade aumentou-se o ruído, já nas rotações de 900 e 1.000 rpm, a velocidade não interferiu no nível de ruído. Através desses resultados, vê-se que é necessário o uso de protetores auriculares, pois se excedeu a quantidade permitida pelo tanto de horas trabalhada, podendo assim, causar sérios problemas a saúde do operador. Palavras-chave: ergonomia, posto de operação, ponto de referência do assento, acidentes.
Palabras clave: Ergonomia
Posto de operação
Ponto de referência do assento
Acidentes
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA::MAQUINAS E IMPLEMENTOS AGRICOLAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARNEIRO, Daniela Cristina dos Santos, Níveis de ruído emitido por colhedora autopropelida de café em diferentes condições de trabalho. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2018
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23404
Fecha de defensa: 30-nov-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NíveisRuídoEmitido.pdfTCC977.93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.