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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23400
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Políticas de ações afirmativas e os estudantes cotistas da Universidade Federal de Uberlândia |
Alternate title (s): | Affirmative Action Policies and the Student Quotas at the Federal University of Uberlândia |
Author: | Elisio, Régis Rodrigues |
First Advisor: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
First member of the Committee: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
Second member of the Committee: | Oliveira, Lorena Silva |
Summary: | O presente trabalho tem por objetivo historicizar a implantação da política adotada para aumentar os níveis de inclusão social e de democratização do ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bem como apresentar o perfil e a trajetória dos estudantes cotistas que ingressaram na universidade pela modalidade de cotas raciais. Através das Atas e Resoluções aprovadas nos Conselhos Superiores da UFU, evidenciaremos o processo de estabelecimento do sistema de reserva de vagas com recorte étnico-racial, levando em consideração os conflitos que marcaram a elaboração desta política na universidade. Além disto, por meio dos relatos orais de estudantes cotistas, apresentaremos a realidade em que estes sujeitos estavam inseridos antes de ingressarem no universo acadêmico e, quais as mudanças identificadas depois de entrarem na universidade. Apontando os desafios enfrentados por estes estudantes no cotidiano acadêmico e as ausências detectadas na política de ações afirmativas. Com destaque a Lei 12.711/12 que, institui a política de reservas de vagas nas instituições federais de ensino, analisaremos as questões que envolvem a política de cotas raciais, à luz das principais referências sobre ações afirmativas e seus desdobramentos nas políticas educacionais brasileiras. Por fim, refletiremos sobre a efetividade do programa e suas contradições, traçando perspectivas para o aperfeiçoamento da política vigente no país. |
Abstract: | The present work aims to historicize the implementation of the policies adopted to increase the levels of social inclusion and democratization of admission to undergraduate courses at the Federal University of Uberlândia (UFU), as well as to present the profile and trajectory of the participating students who entered in the university by the modality of racial quotas. Through the Minutes and Resolutions approved by the UFU High Councils, we will highlight the process of establishing the system of reservation of vacancies with ethnic-racial cuts, taking into account the conflicts that marked the development of this policy in the university. In addition, through oral reports of quotaters students, we will present the reality in which of these subjects were inserted before entering the academic universe, and what changes were identified after entering university. Pointing out the challenges faced by these students in academic everyday life and the absences detected in affirmative action politics. With emphasis on Law 12.711 / 12, which establishes the policy of reservation of vacancies in federal educational institutions, we will analyze the issues that involve the policy of racial quotas based on the main references on affirmative actions and their developments in Brazilian educational policies. Finally, we will reflect on the effectiveness of the program and its contradictions, drawing perspectives for the improvement of the current policy in the country. |
Keywords: | Ações Afirmativas Estudantes Cotistas Acesso à Educação UFU Affirmative Actions Students Quotes Access to Education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | ELISIO, Régis Rodrigues. Políticas de ações afirmativas e os estudantes cotistas da Universidade Federal de Uberlândia. 2018. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23400 |
Date of defense: | Dec-2018 |
Appears in Collections: | TCC - História |
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