Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorElisio, Régis Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-12-18T21:21:24Z-
dc.date.available2018-12-18T21:21:24Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationELISIO, Régis Rodrigues. Políticas de ações afirmativas e os estudantes cotistas da Universidade Federal de Uberlândia. 2018. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso de Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23400-
dc.description.abstractThe present work aims to historicize the implementation of the policies adopted to increase the levels of social inclusion and democratization of admission to undergraduate courses at the Federal University of Uberlândia (UFU), as well as to present the profile and trajectory of the participating students who entered in the university by the modality of racial quotas. Through the Minutes and Resolutions approved by the UFU High Councils, we will highlight the process of establishing the system of reservation of vacancies with ethnic-racial cuts, taking into account the conflicts that marked the development of this policy in the university. In addition, through oral reports of quotaters students, we will present the reality in which of these subjects were inserted before entering the academic universe, and what changes were identified after entering university. Pointing out the challenges faced by these students in academic everyday life and the absences detected in affirmative action politics. With emphasis on Law 12.711 / 12, which establishes the policy of reservation of vacancies in federal educational institutions, we will analyze the issues that involve the policy of racial quotas based on the main references on affirmative actions and their developments in Brazilian educational policies. Finally, we will reflect on the effectiveness of the program and its contradictions, drawing perspectives for the improvement of the current policy in the country.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções Afirmativaspt_BR
dc.subjectEstudantes Cotistaspt_BR
dc.subjectAcesso à Educaçãopt_BR
dc.subjectUFUpt_BR
dc.subjectAffirmative Actionspt_BR
dc.subjectStudents Quotespt_BR
dc.subjectAccess to Educationpt_BR
dc.titlePolíticas de ações afirmativas e os estudantes cotistas da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeAffirmative Action Policies and the Student Quotas at the Federal University of Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lorena Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187935254038459pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5875381781695175pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo historicizar a implantação da política adotada para aumentar os níveis de inclusão social e de democratização do ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bem como apresentar o perfil e a trajetória dos estudantes cotistas que ingressaram na universidade pela modalidade de cotas raciais. Através das Atas e Resoluções aprovadas nos Conselhos Superiores da UFU, evidenciaremos o processo de estabelecimento do sistema de reserva de vagas com recorte étnico-racial, levando em consideração os conflitos que marcaram a elaboração desta política na universidade. Além disto, por meio dos relatos orais de estudantes cotistas, apresentaremos a realidade em que estes sujeitos estavam inseridos antes de ingressarem no universo acadêmico e, quais as mudanças identificadas depois de entrarem na universidade. Apontando os desafios enfrentados por estes estudantes no cotidiano acadêmico e as ausências detectadas na política de ações afirmativas. Com destaque a Lei 12.711/12 que, institui a política de reservas de vagas nas instituições federais de ensino, analisaremos as questões que envolvem a política de cotas raciais, à luz das principais referências sobre ações afirmativas e seus desdobramentos nas políticas educacionais brasileiras. Por fim, refletiremos sobre a efetividade do programa e suas contradições, traçando perspectivas para o aperfeiçoamento da política vigente no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PolíticasAçõesAfirmativas.pdf4.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.