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dc.creatorDias, Paulo Victor Cavanholi Seles-
dc.date.accessioned2018-12-17T20:10:28Z-
dc.date.available2018-12-17T20:10:28Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationDIAS, Paulo Victor Cavanholi Seles. O grotesco e o fascínio da morte nas obras de Edgar Allan Poe e Thomas Harris. 2018. 54 f. Monografia (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23366-
dc.description.abstractThis work aims to analyze how the death and the grotesque appear in the works of Edgar Allan Poe in the mid-nineteenth century, and how its use still remains relevant after one hundred years, with the works of Thomas Harris. The grotesque acquired several connotations and meanings throughout history, being an element that attracted the study of critics and professionals of literature. In Romanticism, its use became more embracing, to the point of favoring productions that had as goal to cause sensations in the reading public, as it is the case of the stories and romances of horror. In the pages written by Allan Poe, we see that this artifice is closely linked to deeply human issues, such as death, for example. The author presents it in a variety of ways, sometimes approaching it from supernatural contexts or approaching it in a credible way, close to a palpable and naturally possible reality. In the twentieth century, parts of these features still remained, although they acquired new approaches and meanings, as in the works of Thomas Harris, who, in addition to having death as a common presence in his books, still managed to create iconic characters with most famous being Hannibal Lecter.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.subjectEdgar Allan Poept_BR
dc.subjectGrotescopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectThomas Harrispt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectRomanticismpt_BR
dc.subjectEdgar Allan Poept_BR
dc.subjectGrotesquept_BR
dc.subjectDeathpt_BR
dc.subjectThomas Harrispt_BR
dc.titleO grotesco e o fascínio da morte nas obras de Edgar Allan Poe e Thomas Harrispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Esteves, Lainister de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247896P5pt_BR
dc.contributor.referee1Felipe, Cleber Vinícius do Amaral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7328676515209683pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Valéria Mara da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0813054017296419pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863784598700150pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar como a morte e o grotesco aparecem nas obras de Edgar Allan Poe, em meados do século XIX, e como seu uso ainda continua relevante após cem anos, com os trabalhos de Thomas Harris. O grotesco adquiriu diversas conotações e significados ao longo da história, sendo um elemento que atraiu o estudo de críticos e de profissionais da literatura. No romantismo, seu uso se tornou mais abrangente, a ponto de favorecer produções que tinham como meta causar sensações no público leitor, como é o caso dos contos e romances de horror. Nas páginas escritas por Allan Poe, vemos que este artifício está muito atrelado às questões profundamente humanas, como a morte, por exemplo. O autor a apresenta por meio de variadas formas, por vezes aproximando-a de contextos sobrenaturais ou abordando-a de maneira crível, próxima a uma realidade palpável e naturalmente possível. No século XX, parte destes recursos ainda permaneceram, apesar de adquirirem novas abordagens e significados, como ocorre nas obras de Thomas Harris, que, além de ter a morte como presença comum em seus livros, ainda conseguiu criar personagens icônicos com o mais famoso sendo Hannibal Lecter.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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