Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23366
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O grotesco e o fascínio da morte nas obras de Edgar Allan Poe e Thomas Harris
Autor: Dias, Paulo Victor Cavanholi Seles
Primer orientador: Esteves, Lainister de Oliveira
Primer miembro de la banca: Felipe, Cleber Vinícius do Amaral
Segundo miembro de la banca: Silva, Valéria Mara da
Resumen: Este trabalho visa analisar como a morte e o grotesco aparecem nas obras de Edgar Allan Poe, em meados do século XIX, e como seu uso ainda continua relevante após cem anos, com os trabalhos de Thomas Harris. O grotesco adquiriu diversas conotações e significados ao longo da história, sendo um elemento que atraiu o estudo de críticos e de profissionais da literatura. No romantismo, seu uso se tornou mais abrangente, a ponto de favorecer produções que tinham como meta causar sensações no público leitor, como é o caso dos contos e romances de horror. Nas páginas escritas por Allan Poe, vemos que este artifício está muito atrelado às questões profundamente humanas, como a morte, por exemplo. O autor a apresenta por meio de variadas formas, por vezes aproximando-a de contextos sobrenaturais ou abordando-a de maneira crível, próxima a uma realidade palpável e naturalmente possível. No século XX, parte destes recursos ainda permaneceram, apesar de adquirirem novas abordagens e significados, como ocorre nas obras de Thomas Harris, que, além de ter a morte como presença comum em seus livros, ainda conseguiu criar personagens icônicos com o mais famoso sendo Hannibal Lecter.
Abstract: This work aims to analyze how the death and the grotesque appear in the works of Edgar Allan Poe in the mid-nineteenth century, and how its use still remains relevant after one hundred years, with the works of Thomas Harris. The grotesque acquired several connotations and meanings throughout history, being an element that attracted the study of critics and professionals of literature. In Romanticism, its use became more embracing, to the point of favoring productions that had as goal to cause sensations in the reading public, as it is the case of the stories and romances of horror. In the pages written by Allan Poe, we see that this artifice is closely linked to deeply human issues, such as death, for example. The author presents it in a variety of ways, sometimes approaching it from supernatural contexts or approaching it in a credible way, close to a palpable and naturally possible reality. In the twentieth century, parts of these features still remained, although they acquired new approaches and meanings, as in the works of Thomas Harris, who, in addition to having death as a common presence in his books, still managed to create iconic characters with most famous being Hannibal Lecter.
Palabras clave: Literatura
História
Romantismo
Edgar Allan Poe
Grotesco
Morte
Thomas Harris
Literature
History
Romanticism
Edgar Allan Poe
Grotesque
Death
Thomas Harris
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DIAS, Paulo Victor Cavanholi Seles. O grotesco e o fascínio da morte nas obras de Edgar Allan Poe e Thomas Harris. 2018. 54 f. Monografia (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23366
Fecha de defensa: 11-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GrotescoFascínioMorte.pdf539.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.