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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23355
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | TDAH e medicalização: uma pesquisa bibliográfica |
Título(s) alternativo(s): | ADHD and medicalization: a bibliographic research |
Autor(es): | Santos, Fernanda Lima |
Primeiro orientador: | Buiatti, Viviane Prado |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na fase da infância e comumente permanece ao longo da vida do indivíduo. Porém estudos e pesquisas realizadas pela psicologia crítica tem questionado essa concepção de cunho essencialmente médica e biológica. Com o objetivo de analisar e verificar os escritos sobre o referido Transtorno foi realizado um estudo teórico e uma pesquisa bibliográfica em bases de dados nacionais (Pepsic e Scielo) a procura de artigos que relatassem pesquisas feitas sobre o tema no período de 2011 a 2018. Utilizou-se palavras-chaves, como: TDAH, psicologia crítica, atenção, hiperatividade, medicalização. Ao final da pesquisa, foram encontrados 12 artigos, analisados e categorizados de acordo com as proximidades temáticas apresentadas. A partir disso, concluiu-se que as pesquisas relativas ao TDAH possuem dois tipos de visões predominantes: visão médica/biologizante e visão crítica/não medicalizante. Na primeira vertente, encontrou-se relatos sobre a defesa de medicamentos, considerando a importância dos mesmos juntamente com a psicoterapia. Descrevem vários aspectos negativos de quem possui o diagnóstico do transtorno e mencionam a relação familiar, destacando que crianças com TDAH possuem mais conflitos nessa relação. Já na outra visão, os autores não acreditam na existência de uma origem biológica do mesmo, questionando a existência do transtorno tendo como alicerce a abordagem da Psicologia Histórico – Cultural, a qual estuda o desenvolvimento da atenção voluntária. Através dos estudos realizados, foi possível concluir que a visão da medicina relacionada à educação, propõe tratar aspectos que se desviam da norma no contexto escolar, como uma doença a ser investigada, já a visão da psicologia possui como função questionar a medicalização e levar em consideração os aspectos históricos – culturais no desenvolvimento da atenção e da aprendizagem do indivíduo. |
Palavras-chave: | TDAH Psicologia Histórico Cultural Medicalização Historical Cultural Psychology ADHD Medicalization |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Fernanda Lima. TDAH e Medicalização: uma revisão bibliográfica. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23355 |
Data de defesa: | 6-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TDAHMedicalizaçãoPesquisa.pdf | 454.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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