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dc.creatorSantos, Fernanda Lima-
dc.date.accessioned2018-12-17T18:17:32Z-
dc.date.available2018-12-17T18:17:32Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda Lima. TDAH e Medicalização: uma revisão bibliográfica. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23355-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectPsicologia Históricopt_BR
dc.subjectCulturalpt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectHistoricalpt_BR
dc.subjectCultural Psychologypt_BR
dc.subjectADHDpt_BR
dc.subjectMedicalizationpt_BR
dc.titleTDAH e medicalização: uma pesquisa bibliográficapt_BR
dc.title.alternativeADHD and medicalization: a bibliographic researchpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751262T4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2583987E8pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na fase da infância e comumente permanece ao longo da vida do indivíduo. Porém estudos e pesquisas realizadas pela psicologia crítica tem questionado essa concepção de cunho essencialmente médica e biológica. Com o objetivo de analisar e verificar os escritos sobre o referido Transtorno foi realizado um estudo teórico e uma pesquisa bibliográfica em bases de dados nacionais (Pepsic e Scielo) a procura de artigos que relatassem pesquisas feitas sobre o tema no período de 2011 a 2018. Utilizou-se palavras-chaves, como: TDAH, psicologia crítica, atenção, hiperatividade, medicalização. Ao final da pesquisa, foram encontrados 12 artigos, analisados e categorizados de acordo com as proximidades temáticas apresentadas. A partir disso, concluiu-se que as pesquisas relativas ao TDAH possuem dois tipos de visões predominantes: visão médica/biologizante e visão crítica/não medicalizante. Na primeira vertente, encontrou-se relatos sobre a defesa de medicamentos, considerando a importância dos mesmos juntamente com a psicoterapia. Descrevem vários aspectos negativos de quem possui o diagnóstico do transtorno e mencionam a relação familiar, destacando que crianças com TDAH possuem mais conflitos nessa relação. Já na outra visão, os autores não acreditam na existência de uma origem biológica do mesmo, questionando a existência do transtorno tendo como alicerce a abordagem da Psicologia Histórico – Cultural, a qual estuda o desenvolvimento da atenção voluntária. Através dos estudos realizados, foi possível concluir que a visão da medicina relacionada à educação, propõe tratar aspectos que se desviam da norma no contexto escolar, como uma doença a ser investigada, já a visão da psicologia possui como função questionar a medicalização e levar em consideração os aspectos históricos – culturais no desenvolvimento da atenção e da aprendizagem do indivíduo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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