Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23355
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Fernanda Lima | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T18:17:32Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T18:17:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Fernanda Lima. TDAH e Medicalização: uma revisão bibliográfica. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23355 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico | pt_BR |
dc.subject | Cultural | pt_BR |
dc.subject | Medicalização | pt_BR |
dc.subject | Historical | pt_BR |
dc.subject | Cultural Psychology | pt_BR |
dc.subject | ADHD | pt_BR |
dc.subject | Medicalization | pt_BR |
dc.title | TDAH e medicalização: uma pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.title.alternative | ADHD and medicalization: a bibliographic research | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751262T4 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2583987E8 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na fase da infância e comumente permanece ao longo da vida do indivíduo. Porém estudos e pesquisas realizadas pela psicologia crítica tem questionado essa concepção de cunho essencialmente médica e biológica. Com o objetivo de analisar e verificar os escritos sobre o referido Transtorno foi realizado um estudo teórico e uma pesquisa bibliográfica em bases de dados nacionais (Pepsic e Scielo) a procura de artigos que relatassem pesquisas feitas sobre o tema no período de 2011 a 2018. Utilizou-se palavras-chaves, como: TDAH, psicologia crítica, atenção, hiperatividade, medicalização. Ao final da pesquisa, foram encontrados 12 artigos, analisados e categorizados de acordo com as proximidades temáticas apresentadas. A partir disso, concluiu-se que as pesquisas relativas ao TDAH possuem dois tipos de visões predominantes: visão médica/biologizante e visão crítica/não medicalizante. Na primeira vertente, encontrou-se relatos sobre a defesa de medicamentos, considerando a importância dos mesmos juntamente com a psicoterapia. Descrevem vários aspectos negativos de quem possui o diagnóstico do transtorno e mencionam a relação familiar, destacando que crianças com TDAH possuem mais conflitos nessa relação. Já na outra visão, os autores não acreditam na existência de uma origem biológica do mesmo, questionando a existência do transtorno tendo como alicerce a abordagem da Psicologia Histórico – Cultural, a qual estuda o desenvolvimento da atenção voluntária. Através dos estudos realizados, foi possível concluir que a visão da medicina relacionada à educação, propõe tratar aspectos que se desviam da norma no contexto escolar, como uma doença a ser investigada, já a visão da psicologia possui como função questionar a medicalização e levar em consideração os aspectos históricos – culturais no desenvolvimento da atenção e da aprendizagem do indivíduo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TDAHMedicalizaçãoPesquisa.pdf | 454.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.