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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23152
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Teatro e formação humana na velhice: o teatro do oprimido no programa AFRID |
Título (s) alternativo (s): | Theater and human formation in old age: the theater of the oppressed in AFRID's program |
Autor: | Tavares, Laila Maria Medeiros |
Primer orientador: | Lima, Antônio Bosco de |
Primer miembro de la banca: | Fagiani, Cilson César |
Segundo miembro de la banca: | França, Robson Luiz de |
Resumen: | Este trabalho de mestrado foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de Pesquisa "Trabalho, Sociedade e Educação", tendo como objetivo geral investigar os impactos do Teatro do Oprimido, considerando-o uma potente ferramenta pedagógica, na terceira idade. Para isso, dedicou-se alguns apontamentos visando elucidar a trajetória metodológica trilhada no decorrer deste trabalho, identificando a natureza metodológica desta dissertação e elencando os instrumentos de pesquisa utilizados. Apresentou-se também os principais aspectos teóricos abordados pelo pensamento de Karl Marx a partir de seu método materialista histórico dialético, buscando compreender o lugar destinado ao corpo velho sob a égide do capitalismo. Nesse contexto, procurou-se esclarecer os principais aspectos que abrangem a velhice, utilizando como principal referência teórica a obra "A Velhice", de Simone de Beauvoir, sinalizando também para o fenômeno do envelhecimento populacional. Teceu-se, ainda, algumas reflexões acerca das aproximações entre as teorias de Augusto Boal e de Paulo Freire, tendo em vista que o fio condutor desta pesquisa - o Teatro do Oprimido - foi inspirado na Pedagogia do Oprimido. Em face dos princípios teóricos de Karl Marx, Augusto Boal e Paulo Freire, abordados neste trabalho, propôs-se pensar a sociedade capitalista como uma peça teatral, analisando o papel do aparelhamento ideológico do Estado, especificamente do AIE escolar, na determinação das máscaras sociais. Além disso, intentou-se elucidar o locus desta pesquisa, de forma a contemplar o programa AFRID e o grupo AFRIDança, que constituem o público-alvo desta dissertação, tecendo-se, também, algumas compreensões relevantes, suscitadas a partir da análise das informações e dos dados captados com o auxílio dos instrumentos metodológicos. Por último, verificou-se a hipótese inicialmente levantada por esta pesquisa, com destaque para os benefícios proporcionados pelo Teatro do Oprimido na terceira idade, abordando a necessidade de se trazer à tona a questão da velhice e de despi-la dos estereótipos a ela associados, fazendo do fenômeno do envelhecimento não um problema social, e sim uma conquista. |
Abstract: | This master's work was developed in the Graduate Program in Education of the Federal University of Uberlândia, in the Research Line "Work, Society and Education", with the general objective to investigate the impacts of the Theater of the Oppressed, considering it a powerful tool pedagogical, in the third age. For this, we devoted some notes to elucidate the methodological trajectory traced in the course of this work, identifying the methodological nature of this dissertation and listing the research instruments used. It was also presented the main theoretical aspects approached by the thought of Karl Marx from his dialectical historical materialist method, seeking to understand the place destined to the old body under the aegis of capitalism. In this context, we sought to clarify the main aspects that cover old age, using as main theoretical reference the work "Old Age", by Simone de Beauvoir, also signaling to the phenomenon of population aging. Some reflections were also made on the approximations between the theories of Augusto Boal and Paulo Freire, considering that the guiding thread of this research - the Theater of the Oppressed - was inspired by the Pedagogy of the Oppressed. In the face of the theoretical principles of Karl Marx, Augusto Boal and Paulo Freire, discussed in this paper, it was proposed to think of capitalist society as a theater, analyzing the role of ideological rigging of the State, specifically the school IEA, in determining social masks . In addition, we attempted to elucidate the locus of this research, in order to contemplate the AFRID program and the AFRIDança group, which constitute the target audience of this dissertation, also weaving some relevant understandings, arising from the analysis of the information and the data obtained with the aid of methodological instruments. Finally, we verified the hypothesis initially raised by this research, highlighting the benefits provided by the Theater of the Oppressed in the third age, addressing the need to raise the old age's question and to remove the stereotypes associated with it, making the phenomenon of aging not a social problem, but an achievement. |
Palabras clave: | Pedagogia do Oprimido Pedagogy of the Oppressed Teatro do Oprimido Theater of the Oppressed Educação Education Velhice Old Age Idosos Seniors Idosos - Qualidade de vida Idosos - Condições sociais |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | TAVARES, Laila Maria Medeiros. Teatro e formação humana na velhice: o teatro do oprimido no programa AFRID. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.547. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.547 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23152 |
Fecha de defensa: | 22-mar-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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