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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23121| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Avaliação do comportamento de crianças com deficiência durante assistência odontológica |
| Autor(es): | Borges, Danielle Pereira |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Fabiana Sodré de |
| Resumo: | Objetivo: avaliar o comportamento de crianças com deficiência durante a assistência odontológica. Material e Métodos: estudo longitudinal. A amostra foi de conveniência. Participaram do estudo crianças com deficiência, de zero a três anos de idade, de ambos os sexos, atendidas pelo Projeto de Extensão Promoção em Saúde Bucal para crianças com deficiência. O comportamento da criança foi avaliado por meio da Ohio State University Behavioral Profile Scale – (OSUBRS) e classificado em quatro categorias: sem choro e sem movimentos de interrupção; com choro e sem movimentos de interrupção, sem choro e com movimentos de interrupção e com choro e movimentos de interrupção. O comportamento foi registrado por um pesquisador com experiência em odontopediatria durante a realização da anamnese, exame clínico e procedimentos preventivos. Para a análise foram consideradas apenas as crianças que apresentavam pelo menos dois registros de comportamento em duas consultas sequenciais. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: Das 31 crianças que apresentavam mais de duas consultas, 14 (45,16%) e 17 (58,84%) eram, respectivamente, do sexo feminino e masculino com idades entre 1 ano e 3 meses e 3 anos e 4 meses (idade média 31 meses).O comportamento mais observado foi o de choro com movimentos de interrupção nas avaliações da primeira, segunda e terceira consultas. Apenas na quarta avaliação, o mesmo número de crianças, cinco (33,33%), apresentaram comportamento sem choro e sem movimentos de interrupção e com choro e com movimentos de interrupção. Conclusão: Foi possível concluir que o comportamento de crianças com deficiência durante a assistência odontológica é com choro e movimentos de interrupção. |
| Palavras-chave: | Comportamento infantil Assistência odontológica Crianças com deficiência |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | BORGES, Danielle Pereira. Avaliação do comportamento de crianças com deficiência durante a assistência odontológica. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23121 |
| Data de defesa: | 9-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Odontologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Avaliaçãocomportamentocrianças.pdf | TCC | 299.26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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