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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23121
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Borges, Danielle Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T16:17:26Z | - |
dc.date.available | 2018-12-03T16:17:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-09 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Danielle Pereira. Avaliação do comportamento de crianças com deficiência durante a assistência odontológica. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23121 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comportamento infantil | pt_BR |
dc.subject | Assistência odontológica | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência | pt_BR |
dc.title | Avaliação do comportamento de crianças com deficiência durante assistência odontológica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Fabiana Sodré de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702686U3 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8159969J9 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: avaliar o comportamento de crianças com deficiência durante a assistência odontológica. Material e Métodos: estudo longitudinal. A amostra foi de conveniência. Participaram do estudo crianças com deficiência, de zero a três anos de idade, de ambos os sexos, atendidas pelo Projeto de Extensão Promoção em Saúde Bucal para crianças com deficiência. O comportamento da criança foi avaliado por meio da Ohio State University Behavioral Profile Scale – (OSUBRS) e classificado em quatro categorias: sem choro e sem movimentos de interrupção; com choro e sem movimentos de interrupção, sem choro e com movimentos de interrupção e com choro e movimentos de interrupção. O comportamento foi registrado por um pesquisador com experiência em odontopediatria durante a realização da anamnese, exame clínico e procedimentos preventivos. Para a análise foram consideradas apenas as crianças que apresentavam pelo menos dois registros de comportamento em duas consultas sequenciais. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: Das 31 crianças que apresentavam mais de duas consultas, 14 (45,16%) e 17 (58,84%) eram, respectivamente, do sexo feminino e masculino com idades entre 1 ano e 3 meses e 3 anos e 4 meses (idade média 31 meses).O comportamento mais observado foi o de choro com movimentos de interrupção nas avaliações da primeira, segunda e terceira consultas. Apenas na quarta avaliação, o mesmo número de crianças, cinco (33,33%), apresentaram comportamento sem choro e sem movimentos de interrupção e com choro e com movimentos de interrupção. Conclusão: Foi possível concluir que o comportamento de crianças com deficiência durante a assistência odontológica é com choro e movimentos de interrupção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Odontologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 16 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Odontologia |
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