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dc.creatorBorges, Danielle Pereira-
dc.date.accessioned2018-12-03T16:17:26Z-
dc.date.available2018-12-03T16:17:26Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.citationBORGES, Danielle Pereira. Avaliação do comportamento de crianças com deficiência durante a assistência odontológica. 2018. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23121-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento infantilpt_BR
dc.subjectAssistência odontológicapt_BR
dc.subjectCrianças com deficiênciapt_BR
dc.titleAvaliação do comportamento de crianças com deficiência durante assistência odontológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabiana Sodré de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702686U3pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8159969J9pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: avaliar o comportamento de crianças com deficiência durante a assistência odontológica. Material e Métodos: estudo longitudinal. A amostra foi de conveniência. Participaram do estudo crianças com deficiência, de zero a três anos de idade, de ambos os sexos, atendidas pelo Projeto de Extensão Promoção em Saúde Bucal para crianças com deficiência. O comportamento da criança foi avaliado por meio da Ohio State University Behavioral Profile Scale – (OSUBRS) e classificado em quatro categorias: sem choro e sem movimentos de interrupção; com choro e sem movimentos de interrupção, sem choro e com movimentos de interrupção e com choro e movimentos de interrupção. O comportamento foi registrado por um pesquisador com experiência em odontopediatria durante a realização da anamnese, exame clínico e procedimentos preventivos. Para a análise foram consideradas apenas as crianças que apresentavam pelo menos dois registros de comportamento em duas consultas sequenciais. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: Das 31 crianças que apresentavam mais de duas consultas, 14 (45,16%) e 17 (58,84%) eram, respectivamente, do sexo feminino e masculino com idades entre 1 ano e 3 meses e 3 anos e 4 meses (idade média 31 meses).O comportamento mais observado foi o de choro com movimentos de interrupção nas avaliações da primeira, segunda e terceira consultas. Apenas na quarta avaliação, o mesmo número de crianças, cinco (33,33%), apresentaram comportamento sem choro e sem movimentos de interrupção e com choro e com movimentos de interrupção. Conclusão: Foi possível concluir que o comportamento de crianças com deficiência durante a assistência odontológica é com choro e movimentos de interrupção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Odontologia

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