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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23039
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Aprendendo com tarefas: jogo sério para auxílio na alfabetização de crianças com deficiência intelectual |
Título (s) alternativo (s): | Aprendendo com tarefas: serious game to aid in the literacy of children with intellectual disabilities |
Autor: | Vasconcelos, Daniel Felipe Pereira de |
Primer orientador: | Lamounier Júnior, Edgard Afonso |
Primer coorientador: | Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira |
Primer miembro de la banca: | Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo |
Segundo miembro de la banca: | Nogueira, Kenedy Lopes |
Resumen: | Em um contexto de crescimento no desenvolvimento de Jogos Sérios para a área da Educação, ainda tem-se baixo número destes jogos voltados para pessoas com Deficiência Intelectual. Tendo em vista o potencial que a Realidade Virtual tem como tecnologia de apoio as diversas áreas do conhecimento, este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um jogo sério com uso da tecnologia de Realidade Virtual, para servir como ferramenta de apoio à alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual, denominado Aprendendo com Tarefas. Para isso, em um primeiro momento, foi criado um protocolo com requisitos e especificações de um jogo sério para o apoio ao ensino da escrita, leitura e fala de nome de objetos do dia-a-dia e do ambiente do jogo, que foi validado junto a profissionais da área da Educação que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Posteriormente, a partir deste protocolo, foi desenvolvido o jogo Aprendendo com Tarefas. Para avaliar o jogo como apto para ser uma ferramenta de apoio ao processo de alfabetização das crianças com Deficiência Intelectual, adotou-se a metodologia qualitativa de avaliação. Foram aplicados dois questionários a três professoras de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Uberlândia/MG, que utilizaram o jogo com oito crianças. O primeiro questionário é a respeito das próprias professoras, com dois conjuntos de perguntas: o primeiro com dados relacionados a formação acadêmica e experiência com o AEE e o segundo com perguntas sobre as percepções do jogo, registrando as avaliações e os fatos ocorridos durante a utilização do jogo com as crianças. O segundo questionário é a respeito das crianças que utilizaram o jogo, com três conjuntos de perguntas: o primeiro sobre dados do aluno, o segundo sobre seu perfil e o terceiro sobre aspectos do aluno relacionados à alfabetização. Os resultados da avaliação qualitativa foram positivos e indicaram o jogo como uma ferramenta válida para o apoio ao processo de alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual. |
Abstract: | In a context of growth of the serious games’ development for the Education area, there is still a low number of games aimed at people with Intellectual Disability. Considering the potential of Virtual Reality (VR) as a technology to support the different areas of knowledge, this work aimed to develop a serious game using VR technology to serve as a tool to support the literacy of children with Intellectual Disability, called Aprendendo com Tarefas. For this, at first, a protocol was created with requirements and specifications of a serious game to support the teaching of writing, reading and speaking of everyday objects’ name and the game environment, which was validated together with professionals of the Education area who work in Specialized Educational Assistance (AEE). Later, the game Aprendendo com Tarefas was developed from this protocol. To evaluate the game as apt to be a tool to support the literacy process of children with Intellectual Disability, the qualitative evaluation methodology was adopted. Two questionnaires were applied to three teachers from two primary municipal schools of Uberlândia/MG city, who used the game with eight children. The first questionnaire about the teachers themselves, with two sets of questions: the first with data related to educational background and experience with the AEE and the second with questions about the perceptions of the game, recording the evaluations and the facts that occurred during the game’s play with the children. The second questionnaire about the children who used the game, with three sets of questions: the first one about the student data, the second about his/her profile, and the third about the student's aspects related to literacy. The results of the qualitative evaluation were positive and indicated the game as a valid tool to support the literacy process of children with Intellectual Disability. |
Palabras clave: | Realidade Virtual Virtual Reality Deficiência Intelectual Intellectual Disability Jogos Sérios Serious Games Alfabetização Literacy Educação Inclusiva Inclusive Education Engenharia biomédica Realidade virtual na educação Incapacidade intelectual Jogos educativos |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA::ENGENHARIA MEDICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica |
Cita: | VASCONCELOS, Daniel Felipe Pereira de. Aprendendo com tarefas: jogo sério para auxílio na alfabetização de crianças com deficiência intelectual. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1237. |
Identificador del documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1237 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23039 |
Fecha de defensa: | 24-may-2018 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Biomédica |
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