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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorVilela, Wagner Donizeti-
dc.date.accessioned2018-11-26T17:59:49Z-
dc.date.available2018-11-26T17:59:49Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.citationVILELA, Wagner Donizeti. Políticas Educacionais e Ensino de História na Era Vargas (1930-1945). 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22973-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEra Vargaspt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectReformas educacionaispt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titlePolíticas Educacionais e Ensino de História na Era Vargas (1930-1945)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Jean Luiz Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300258713505621pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Valéria Mara da-
dc.contributor.referee2Junior, Florisvaldo Paulo Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300258713505621pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo período compreendido entre 1930 e 1945, chamado Era Vargas, ocorreram numerosos debates em torno da educação e do ensino no Brasil e foi o período de reformas educacionais importantes, como a de Francisco Campos, em 1931, e Gustavo Capanema, em 1942. Tais reformas foram importantes à medida que pensaram o ensino como um sistema nacional, pois até então o que acontecia era a organização por meio de sistemas estaduais. Em meio aos embates em torno da educação, merece destaque, no âmbito de nossos estudos, as discussões em torno da redução da História do Brasil na História da Civilização e a sua volta como disciplina autônoma somente na Reforma de Gustavo Capanema, em 1942. Nesse sentido, o presente trabalho procura discorrer sobre o panorama geral do ensino de história do Brasil a partir dos anos 1930, sob o eixo das reformas educacionais Francisco Campos e Gustavo Capanema e, nesse contexto, pensar o ensino de história a partir de livros didáticos de história de Jonathas Serrano e Joaquim Silva, escritos durante a Era Vargas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

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